COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

OMS decreta epidemia de Ébola como «emergência de saúde pública de ordem mundial»

Em comunicado, o comité de emergência da OMS explicou que «uma resposta internacional coordenada é essencial para parar e fazer recuar a propagação internacional de Ébola».


A Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou que a epidemia de Ébola na África Ocidental é uma «emergência de saúde pública de alcance mundial».

«Uma resposta internacional coordenada é essencial para parar e fazer recuar a propagação internacional de Ébola», acrescentou o comité, em comunicado, após dois dias de reunião em Genebra.

A directora-geral da OMS considerou que «este é o maior, o mais grave e mais complexo surto em quase 40 anos na história desta doença».

Margaret Chan acrescentou ainda que o «comité de emergência concluiu que a epidemia do vírus Ébola na África Ocidental reúne os critérios para ser considerada uma preocupação de emergência internacional de saúde pública.

A OMS acrescenta ainda que todos os Estados onde a doença esteja presente devem declarar o estado de emergência, muito embora entenda que não há uma necessidade de uma proibição generalizada de viagens.

Para esta organização, as consequências deste vírus são muito graves em termos internacionais e implicam que todos os Estados devem adoptar medidas excepcionais e «alta vigilância de possíveis casos de Ébola».

«Mas, de forma alguma, quer dizer que todos os países ou sequer muitos países terão casos de Ébola. Nesta altura, apenas uma pequena parte do cointinente africano está afetado», explicou Margaret Chan.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário