A Guiné está mais pobre! Termina Missão o Cônsul de Portugal, Salvador Pinto da França. Um jovem diplomata cujo exercício fica marcado por grande sentido de humanismo e carácter reformador/organizador do funcionamento da chancelaria de Bissau.
Comecemos pelo segundo aspecto. Qualquer habitué na correria ao Consulado português em Bissau, a nossa “principal porta de saída para o estrangeiro”, testemunha a significativa melhoria das condições de atendimento consubstanciada, entre outros, na disponibilização de mecanismos de acompanhamento dos processos (telefone) e sobretudo o descongestionamento que o pré-agendamento, quer através da net quer através do telemóvel, potenciaram. A estes aspectos procedimentais acresce o carácter do Cônsul: um homem que, não obstante a estrita vinculação à lei que a função lhe impõe, disponibiliza-se sempre para ouvir, orientar, aconselhar, enfim.. buscar uma solução para ajudar quem se lhe apresenta. Um facilitador por excelência que soube cultivar a confiança e admiração dos utentes daquela repartição.
Graças a essa sua abertura na busca de soluções dos problemas, aceitou receber-me num dia de feriado nacional da Guiné (24/09/10) para tratar de um pedido de visto de um atleta meu. Após breve troca de impressão fiquei com impressão de ter ganho um “ermon”! Salvador é realmente especial e é uma pena que nos deixa. Sempre disponível para mais um jantar para orientar e encorajar qualquer pessoa interessada em investir/viver na Guiné. Tinha as portas sempre abertas e à distância de uma SMS para ajudar. A Guiné precisa de exemplos, precisa de referencias e eu tive privilégio de aprender com um jovem dinâmico, inteligente e amigo que soube desempenhar as funções com grande sentido de responsabilidade mas sem perder o coração. Um rapaz cuja grandeza do carácter é inspiradora deixará muitas saudades.
E Já agora, meu irmão, chegou-me o recado e já sabia que não mando no consulado! Hehe
Seria injusto não agradecer às amáveis pessoas que o acompanharam durante esses 4 anos, que ao estilo do líder, sempre se disponibilizaram a ajudar, fazendo votos que o próximo Cônsul continue com a mesma dinâmica.
Por fim, desejo-vos, a ti e a Margarida... que vos posso desejar?! Tudo, tudo, tudo e tudo! Tudo de bom! Continuem a ser felizes e tenham a certeza que vão fazer muita falta a esta nova Guiné! Teremos saudades!
(in: FBook por Adilé Sebastião)
Sem comentários:
Enviar um comentário