COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

"Afirmação da Identidade Timorense" dignificar a História em toda a extensão

O Governo timorense analisou esta semana o programa de actividades proposto para a comemoração no final deste ano, do 500º aniversário da "Afirmação da Identidade Timorense", que marca a chegada de navegadores portugueses ao território.


Uma proposta do programa foi apresentada esta semana pelo ministro da Administração Estatal e presidente da comissão organizadora dos festejos, Dionísio Babo, com o Governo a explicar que se vão centrar no mês de novembro e, em particular no enclave de Oe-Cusse, onde primeiro chegaram os portugueses.

A proposta foi analisada na reunião de terça-feira do Conselho de Ministros, tendo sido preparada pela comissão organizadora que foi criada, por decreto governamental, a 14 de abril último.

Segundo explica o Governo em comunicado - sem detalhar para já qualquer informação da agenda de actividades - as cerimónias "pretendem dignificar a história e o processo de construção da identidade timorense, bem como valorizar a democracia, a política e a unidade nacional".

Está a ser prevista uma agenda de actividades para recordar a "abordagem histórica, cultural e intelectual" do aniversário.

A resolução que cria a comissão organizadora recorda que as comemorações terão o seu ponto alto no dia 28 de novembro, data que marca ainda o 40º aniversário da declaração da independência de Timor-Leste.

"Esta comemoração, recorde-se, tem como ponto de partida assinalar a chegada dos navegadores e missionários portugueses a Lifau, Oe-Cusse Ambeno, e representa um marco histórico na afirmação da nova identidade timorense e na construção de Timor-Leste", explica o Governo.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário