Toledo (Espanha): II Encontro Internacional de Jornalistas Saharauis na Europa
A jornalista saharaui Ebabba Hamedia Hafed reivindicou hoje a necessidade de que os jornalistas espanhóis “relatem o que se está passando no Sahara Ocidental” quando se cumprem “quarenta anos da declaração de independência” do território.
A afirmação foi proferida durante uma conferência de imprensa de apresentação do II Encontro Internacional de Jornalistas Saharauis na Europa que terá lugar no próximo fim-de-semana em Toledo. A jovem jornalista, a residir em Espanha, considera “necessário” o trabalho do coletivo para que “ninguém se esqueça da situação que ali se vive”.
No encontro, irão participar varias autoridades saharauis, entre as quais cabe destacar o presidente do Conselho Nacional da República Árabe Saharaui Democrática e membro do Secretariado da Frente Polisario, Jatri Aduh; assim com várias autoridades espanholas, como o Vice-presidente do Comité de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento do Senado, Nemesio de Lara.
Durante o encontro, a Liga de Jornalistas do Sahara levará a cabo várias atividades entre as quais a eleição do novo órgão diretivo.
A presidente da Associação de Jornalistas de Toledo, Rosa Nogués, elogiou o trabalho dos jornalistas em zonas de conflito, e afirmou: “Sem jornalistas não há jornalismo e sem jornalismo não há democracia”.
Sem comentários:
Enviar um comentário