COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

domingo, 25 de outubro de 2015

Reunião do Comité Científico do projeto “A Rota do Escravo”

A Cidade Velha, Património Mundial da Humanidade, foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) para acolher, de 26 a 29 de Outubro corrente, a reunião estatutária do Comité Científico do projecto “A Rota do Escravo”.


A proposta feita ao Governo de Cabo Verde para acolher a reunião surgiu na sequência do êxito alcançado pela organização do evento em 2014, na Cidade Velha, no âmbito do programa das comemorações do 20º aniversário deste projecto.

O Comité Científico Internacional do projecto “A Rota do Escravo” é composto por 22 eminentes historiadores e especialistas da Rota Transatlântica dos Escravos, originários dos mais diversos países dos continentes americano (Estados Unidos, Canadá, Países da América Central e da América do Sul), europeu, africano e das Caraíbas.

O projeto “A Rota do Escravo” foi lançado em 1994, em Ouidah, no Benin, após a resolução da UNESCO de 1993, aprovada na sua 27ª Conferência Geral, em resposta a uma iniciativa do Haiti e de alguns países africanos, tendo como lema: “Resistência, Liberdade, Herança”.

Para a directora-geral da UNESCO, Irina Bokova, a Rota do Escravo não é apenas um evento do passado. “É a nossa história e moldou o carácter de várias sociedades modernas, criou laços indissolúveis entre povos e continentes e transformou de maneira irreversível o destino, a economia e a cultura de nações”, enfatizou.
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário