COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Portugal e UE financiam melhorias em jardins-de-infância na G-Bissau

O apoio de Portugal e da União Europeia (UE) ao setor da educação na Guiné-Bissau permitiu melhorar o funcionamento de 18 jardins-de-infância, conforme projecto realizado entre 2011 e 2014, anunciou hoje a delegação da UE em comunicado.


Os estabelecimentos estão situados na região da capital, Bissau, na região vizinha de Biombo e no norte, em Cacheu, abrangendo 2.000 crianças.

O projecto, denominado "Bambaram di Mindjer", serviu para profissionalizar mulheres e melhorar a qualidade da educação de infância através de acções de formação e intervenções nos estabelecimentos ao nível da pedagogia e administração.

Catorze jardins-de-infância receberam inclusivamente "uma certificação após auditoria externa" e espera-se que sirvam de exemplo para outros estabelecimentos no país.

Um total de 57 mulheres educadoras entraram no mercado de trabalho graças ao "Bambaram di Mindjer", que conseguiu melhorar as competências de 166 educadores.

O projecto foi cofinanciado pela UE e pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, com um valor de cerca de 385 mil euros, sendo executado pela Fundação Fé e Cooperação (FEC).

UE e FEC têm ainda em curso um outro projecto de descentralização na Gestão de Dados de Educação, com a duração de 36 meses e um orçamento de cerca de 560 mil euros.

O objectivo consiste em "contribuir para as reformas das políticas educativas, a descentralização e o empoderamento das autoridades locais" através da monitorização de metas educacionais acordadas a nível internacional.
 
 
 
Bissau, 28 de Outubro de 2015

O encerramento do projecto Bambaram di Mindjer - Qualificação das mulheres e profissionalização da educação de infância": cerimónia de entrega dos Certificados de Qualidade em Gestão Pedagógica e em Gestão e Administração Escolar aos Jardins de Infância e dos Certificados da Formação em Gestão Pedagógica de agentes educativos dos Jardins de Infância.
A acção representou um ponto importante da União Europeia no seu trabalho com a sociedade civil: não só na promoção e valorização do sector da educação da infância, visando melhorar a qualidade e as possibilidades de acesso, mas também no contributo à qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho, em particular das mulheres.
O evento contou com a participação de representantes das entidades parceiras, a FEC e a Comissão Interdiocesana de Educação e Ensino, junto com representantes da Delegação da União Europeia e do Instituto Camões que entregaram os certificados a representantes dos diferentes jardins de Infância e aos agentes educativos.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário