COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Policiais da CPLP apelam a mais colaboração para responder a desastres.

O tema marcou o arranque de um seminário sobre o papel da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na segurança humana e nacional e que antecede a IV reunião dos Ministros da Administração Interna e do Interior da CPLP, prevista para segunda-feira em Díli.


Timor-Leste também já tem experiência neste campo, como destacou o superintendente assistente Ismael da Costa Babo, chefe do Gabinete Coordenador para a Cooperação e Relações Internacional da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL), referindo-se ao apoio à Guiné-Bissau.

Babo, que mencionou ainda a resposta das forças de segurança timorenses à crise de 2006 em Timor-Leste insistiu que se está numa nova era de "conhecimento", sem o qual "não é possível garantir o desempenho adequado das instituições".

"Temos que partilhar estes conhecimentos entre todos. No caso das forças e serviços de segurança temos de dar prioridade a fortalecer a eficácia e eficiência, num novo modelo de confiança com os cidadãos", disse Babo.

"É uma tarefa difícil e complexa mas que tem que ser assumida numa perspetiva dupla, ativa e proactiva. Criando pontes dinâmicas para responder às mais significativas mudanças que a nova realidade exige", disse ainda.

Neste quadro, Babo referiu-se à eventual criação de uma força conjunta de segurança da CPLP "para responder a desastres naturais ou em apoio humanitário".

Para o tenente-coronel Paulo Silvério, chefe da Divisão de Planeamento Estratégico e Relações Internacionais da GNR, a interoperabilidade entre os vários Estados membros da CPLP é "fundamental e crucial" para melhor responder às crises.

Trata-se de "intervir mas também acompanhar, depois, a reconstrução da sociedade em crise" o que exige a "edificação conjunta de capacidades para ser proficientes no seio da CPLP" na resposta à crise.

"Temos que analisar o que temos e do diferencial perceber o que não temos, estabelecendo prioridades e estratégias para conseguir colmatar isso", disse, recordando que há "oportunidades de captação de fundos europeus" para ajudar com esta tarefa na CPLP.

(Fotos: PNTM - Policia Nacional Timor-Leste)

Sem comentários:

Enviar um comentário