COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

QUE JORNALISMO ??

NOTAS PRÉVIAS:

- deontologia jornalística, a deontologia se refere a uma série de obrigações e deveres.

- delação, denúncia, em sentido genérico, é uma tentativa de levar a conhecimento público ou de alguma autoridade competente um determinado fato ilegal, aguardando alguma possível susceptível punição.

- jornalista, Jornalismo é o processo de comunicação de um assunto por via de qualquer meio. O jornalista, com sua função primária de selecção de informações, pode actuar em várias áreas ou veículos.


a) Posto isto, o sr. presidente começa por um erro,, é que também há jornalistas mudos...

b) Podemos pensar que sendo uma "delação" foi de facto uma denúncia feita ao PM de outros jornalistas que supostamente representa, se é que há jornalistas inscritos na Ordem ??

c) Diz "qualquer pessoa que fala é jornalista". Mesmo aquelas que não se auto-apelidam de "jornalistas" ?? Ou está aí um bichinho chamado censura ??

d) "...definição de um plano nacional de comunicação" isso não esconde uma pretensão de colocar toda uma classe ao serviço do poder instituído ?? Se ele mudar, mantêm a mesma posição ??

e) Como não podia deixar de ser, é algo incrustado nos letrados do país, até já foi criada uma "comissão" algo que parece no país trazer sempre algum tipo de dividendos...

f) "...definir quem é jornalista" Uma Ordem não tem que definir quem é jornalista ou não, para isso há os cursos académicos e outro tipo de formações profissionais. À Ordem só lhe compete estabelecer regras deontológicas a que os jornalistas nacionais são obrigados eticamente a respeitar, desde que inscritos na mesma Ordem.

g) "...25 anos liberdade de imprensa" meu caro senhor, tropeçou em alguma pedra ?? A liberdade de imprensa, só se pratica com bons jornalistas e com liberdade de expressão e de pensamento numa sociedade democrática. Deixe que lhe diga que tenho sérias dúvidas....

h) Finalmente como não podia deixar de ser,,, a pergunta que se impõe. O que significa "... o acontecimento mais mediático da comunicação e jornalismo" ??


(Carlos Filipe, 21/10/2015)




Sem comentários:

Enviar um comentário