COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Jornalista angolano lança "Rostos da CPLP"

O jornalista angolano Gabriel Baguet Júnior lança, nesta terça-feira, em Lisboa, um livro intitulado "Rostos da CPLP", reunindo ?importantes testemunhos, basilares na compreensão do pensamento da Comunidade de Países de Língua Portuguesa como meio de afectos e integrador de semelhanças e diferenças.


O acto oficial do lançamento da obra, a ter lugar na sede da CPLP, será presidid pelo secretário-executivo do organismo lusófono, Murade Murargy, contando com apresentação do professor catedrático Carlos Venâncio, da Universidade da Beira-Interior e antigo pró-reitor dessa instituição para a CPLP.

Segundo Baguet Júnior, “Rostos da CPLP” resulta de um programa homónimo da RDP-África, que coordena, “agrupando entrevistas junto de diversas individualidades que vão da política à economia, da sociedade civil à diplomacia, do academismo à cultura”.

A obra conta com depoimentos de, entre outros, José Marcos Barrica, actual embaixador de Angola em Portugal; Domingos Simões Pereira, anterior secretário-executivo da CPLP e ex-primeiro-ministro da Guiné-Bissau; Lauro Moreira, embaixador e anterior representante permanente do Brasil junto da CPLP; Damião Vaz de Almeida, anterior embaixador de São Tomé e Príncipe em Portugal; e José Barreto Martins, ex-embaixador de Timor Leste em Portugal.

Ao longo das 276 páginas, encontram-se ainda depoimentos da investigadora no Centro de Estudos Internacionais do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e do Emprego, Cátia Miriam Costa; da juíza desembargadora e poetisa cabo-verdiana, Vera Duarte; e o moçambicano Sérgio Santimano, fotografo com vários prémios internacionais, residente na Suécia.

A obra conta com um prefácio e posfácio têm a assinatura de Domingos Simões Pereira e de Murade Murargy, antigo e actual secretário-executivo da CPLP, respectivamente.

Gabriel Baguet Júnior tem já publicado as obras “Fotobiografia de Óscar Ribas” (2009) e “Paulo Flores: o talento da utopia” (2011). No primeiro trabalho, editado no âmbito do centenário do nascimento do escritor, o autor encontra um contributo “para a coesão e a identidade nacional de Angola”.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário