COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

O Prémio Nobel da Paz: a dedicado à sociedade civil tunisina

O Prémio Nobel da Paz foi atribuído sexta-feira a um jogador importante na transição democrática na Tunísia: "Quarteto do diálogo nacional", que consiste em quatro organizações. Uma nomeação inesperada, que soa como uma mensagem de esperança.


O Prémio Nobel concedido ao Quarteto diálogo nacional, Sexta-feira, 9 de Outubro é "a consagração de todo um processo de transição democrática, de toda a sociedade civil tunisina. Isso vai dizer novamente que todas as disputas políticas podem ser resolvidas por transacção ", diz Mohamed Fadhel Mahfoudh, Tunis advogado e porta-voz do Quarteto.

Durante o verão de 2013, na verdade, a Tunísia é parada. Isto é, em estado de
choque após o segundo assassinato político do ano, a de Mohamed Brahmi (26 de julho) após a de Chokri Belaid (6 de fevereiro). Crise política e institucional, sessenta deputados se retiraram da Assembleia Nacional e ocupam o lugar de Bardo. Quatro grandes organizações: a UGTT (União Geral dos Trabalhadores Tunisinos), Utica (organização patronal), ONAT (organização nacional de advogados tunisinos) e a oferta LTDH (Liga dos Direitos Humanos Tunisina) estabelecem um diálogo nacional, a fim de estabelecer um roteiro para acabar com a crise. Meses de negociações que reúne a maioria dos partidos permitir que para ter sucesso, não sem dificuldade, para assinatura, na noite de 26 para 27 de janeiro de da nova Constituição e um acordo sobre um novo governo de tecnocratas.

Longa tradição de luta pelos direitos humanos

Advogados tunisinos que têm uma longa tradição de luta pelos direitos humanos, tem sido através do processo envolvido no diálogo nacional. Este também foi o caso da Liga dos Direitos do Homem, incluindo o Tesoureiro, Riadh Gharbi recebe o Prémio Nobel como um "incentivo" para todos os esforços feitos pela Tunísia à luz dos acontecimentos terroristas recentes que abalaram o país.

"Nós trabalhamos para o país e nós somos activistas em primeiro lugar. O diálogo nacional parou, mas a estrutura ainda está lá. Em 2013, foi um primeiro para a Tunísia, mas a organização tem demonstrado a sua credibilidade ", acrescentou. Para o vice-secretário-geral da UGTT, Mouldi Jendoubi ", o Quarteto quebrou o impasse Tunísia e receber o Prémio Nobel encoraja todos os tunisianos ir em frente. Ao mesmo tempo, esta nomeação também nos sensibiliza contra o terrorismo, que devemos nos livrar ", explica.

Em redes sociais e na mídia nacional, tunisianos expressam seu orgulho e esperança de que o Prémio Nobel pode dar a volta à Tunísia a imagem de um país pacífico. Karima Souid, ex-MP Ettakatol, por sua vez quis prestar uma homenagem especial ao assassinado MP Mohamed Brahmi ", sem os quais esta transição não teria sido possível. Isto é o que tem levado alguns actores para agir deixando de lado seus egos ". Mais um motivo para "respeitar a Constituição que foi escrita no sangue e agora é desprezada", acrescenta ela.




Sem comentários:

Enviar um comentário