COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

ONU: Discurso do representante da Frente Polisário , na 4ª Comissão da 70ª Assemb. Geral

Nova Iorque (Nações Unidas) - O representante da Frente Polisario na ONU, Ahmed Boukhari abordado hoje um discurso para a Quarta Comissão da 70ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

"Declaração de Ahmed Boukhari, REPRESENTANTE POLISARIO

Quarta Comissão, 70 SESSÃO DA ASSEMBLEIA GERAL

NOVA YORK, 13 OUTUBRO 2015



Sr. Presidente,

Em nome do povo saharaui Falo a esta importante Comissão apreciam a oportunidade de dar a sua atenção mais uma vez para a situação no Sahara Ocidental, última colónia de África na agenda. Como você sabe, Marrocos invadiu militarmente o nosso país em outubro de 1975, 40 anos atrás, hoje, ignorando o parecer do Tribunal Internacional de Justiça e as resoluções da Assembleia Geral. O Conselho de Segurança em sua Resolução 380 exigiu a retirar as suas forças invasoras do território. Ela ignorou. Mais tarde, em 1979, a Assembleia Geral pede em sua resolução 34/37 para acabar com sua "ocupação militar do Sahara Ocidental", chamando-reitera em sua próxima resolução, 35/19. Mas ignorar seguido. Após 16 anos de guerra sangrenta, ele aceitou e assinou com a gente, em 1991, o plano de paz elaborado conjuntamente pelas Nações Unidas e da Organização de Unidade Africano (hoje União Africano) para a realização de um referendo de autodeterminação para permitir ao povo saharaui escolher livremente entre independência e integração na potência ocupante, referendo deveria ter sido realizada em março de 1992. A missão foi confiada a MINURSO.

Tem sido 23 anos e o referendo não foi realizado ainda. Por quê?. Simplesmente porque a potência ocupante decidiu sabotar o processo. No ano passado, 06 de novembro, o rei de Marrocos, foi tão longe como a dizer em um discurso solene que "Marrocos permanecerá no Sahara Ocidental até o fim dos tempos." Na verdade, ele ainda está lá, ocupando uma grande parte do nosso território, humilhando a ONU e sua missão no território, MINURSO, violar os direitos humanos de forma brutal a ponto de ter cometido genocídio de acordo com a sentença do tribunal penal espanhola mais alto O Tribunal Nacional, em Madrid.

Existe ainda uma espoliação acelerada dos recursos naturais do nosso país e, deliberadamente, inundando a região com organizações terroristas que colectam drogas que pululam no Sahel.

Com isto quero dizer, Senhor Presidente, que a ONU está enfrentando um dilema shakespeariano. Ser ou não ser. Ou não ser consistente na busca da paz e os princípios e resoluções que definiram este conflito como um problema de descolonização. A potência ocupante em nosso país nos mostrou, não só hoje, que é uma ameaça permanente a paz regional e devem ser persuadidos a cooperar com a MINURSO para cumprir o mandato que lhe foi dado, antes que seja tarde demais.

Por que eu temo Marrocos já aceitou o referendo?. O povo saharaui acreditam que a ONU tem os meios para evitar a extensão de tempo para a nossa região do horror que vemos todos os dias em alguns países do Norte de África e no Médio Oriente. Nós, os dois lados neste conflito injusto que durou muito, com a sua ajuda e encorajamento, juntar esforços para trabalhar para a paz do direito internacional, de forma civilizada, no âmbito da ONU. Esta é a nossa mensagem para o Marrocos, mas também, e especialmente, para a ONU. Muito obrigado".

 
(fonte: spsrasd)




Sem comentários:

Enviar um comentário