Durante décadas, as mulheres e as raparigas em África têm sido vítimas de estupro, escravidão sexual e outras formas brutais de violência sexual e baseada no género.
Em um continente repleto de várias formas de conflito, como a violência tem sido freqüentemente usada como uma arma de guerra.
O Tribunal Penal Internacional (TPI) Projecto de Documento de Política de Crimes Sexuais e de Gênero , lançado em 7 de fevereiro de 2014, inaugura uma nova esperança para tratar tais crimes.
Embora a comunidade internacional começou a responder a estas atrocidades com instrumentos como Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) Resolução 1325, 1820 e 1888, o sucesso em processar esses crimes continua limitada.
O Tribunal Penal Internacional (TPI) Projecto de Documento de Política de Crimes Sexuais e de Gênero , lançado em 7 de fevereiro de 2014, inaugura uma nova esperança para tratar tais crimes.
Embora a comunidade internacional começou a responder a estas atrocidades com instrumentos como Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) Resolução 1325, 1820 e 1888, o sucesso em processar esses crimes continua limitada.
Poderia este projecto de política tornar-se a nova ferramenta muito necessária para efetivamente lidar com tais crimes na justiça penal internacional?
Dos oito casos que estão atualmente perante o TPI, seis deles (os casos de Uganda, Darfur, Quênia, República Centro Africano, República Democrática do Congo e Costa do Marfim) trouxeram acusações que incluem diversas formas de violência sexual e crimes de gênero.
Com esses casos perante o TPI, o escritório do promotor (OTP) é de louvar que os objectivos indicados no projecto de política, que apresenta um compromisso com a prestar especial atenção a crimes sexuais e de gênero, de acordo com o Estatuto de Roma o TPI. Destina-se a garantir uma investigação eficaz e repressão de tais crimes, de exame preliminar por meio de recurso. Isso é fundamental, como pobres investigação mina processos bem sucedidos.
O projecto de política também reconhece os muitos desafios e obstáculos que se interpõem no caminho da investigação e repressão eficazes dos crimes sexuais e de gênero. Coleta de provas suficientes, por exemplo, é uma dificuldade séria. Isto foi visto em março, quando o TPI fez um julgamento convincente líder da milícia Congo Germain Katanga por um crime contra a humanidade e quatro crimes de guerra, enquanto absolvendo-o de outras acusações, incluindo crimes de estupro e escravidão sexual. Verificou-se que não havia provas substanciais o suficiente para provar que os crimes de estupro e escravidão sexual havia sido cometido.
Este também foi o caso no Tribunal Penal Internacional para Ruanda (TPIR). Enquanto o Tribunal foi capaz de convencer Jean-Paul Akayesu por estupro cometidos durante o genocídio de 1994, o Ministério Público do ICTR lutou para proteger outras convicções de estupro devido à falta de provas. As lições desta experiência estão documentados no do ICTR manual para Melhores Práticas para a Investigação e Acção Penal de Crimes violência sexual no pós-conflito Regiões .
Efetivamente investigar e reprimir crimes sexuais e de gênero em nível nacional e internacional exige a participação de vários partidos, incluindo a cooperação dos estados ea participação ativa da sociedade civil. Projecto de política da ICC destaca o princípio da complementaridade positiva (a necessidade de os Estados a assumir a liderança em processar crimes que estão sob jurisdição do TPI) em sua abordagem para crimes sexuais e de gênero. Os Estados Partes no Estatuto de Roma são encorajados a assumir as suas responsabilidades para lidar com esses crimes.
No entanto, a proposta de política precisa articular ainda mais como a cooperação entre o TPI e estaduais partes sobre crimes sexuais e de gênero serão abordados em um nível nacional. Infelizmente, a falta de cooperação ea falta de responsabilidade de Estados Partes do TPI continuam a afetar o julgamento de crimes internacionais.
Outro grande desafio na África para as vítimas de tais crimes é o acesso à justiça, e à incapacidade dos sistemas judiciais para processar crimes complexos. Há também casos em que as vítimas são confrontados com o estigma de crimes sexuais e de gênero, e têm acesso a serviços de apoio de instituições estatais limitados. Isso representa um desafio para o projecto de política, como o TPI é um tribunal de última instância.
Protegendo testemunhas é outra questão fundamental. O recall de testemunhas e sua capacidade de relacionar informações pertinentes podem ser afetados por muitos fatores, incluindo a idade, língua, cultura, deficiência física e falta de efetivos mecanismos nacionais proteções de testemunhas. Testemunhas são elementos de ligação do processo bem sucedido de crimes e procuradores internacionais dependem de testemunhos precisos e completos.
O projecto de política descreve cuidadosamente as medidas a serem tomadas para a preparação de testemunhas, a segurança das testemunhas, e seu bem-estar psicológico. No entanto, a política se limita a identificar o processo seguirá para obter testemunhas para os ensaios. Ele pode fazer bem para se referir às lições aprendidas com o ICTR em procedimentos de preparação de testemunhas.
Em uma questão relacionada, a proposta de política deve ser elogiado por incluindo as questões de crianças-soldados e escravidão, porque a participação de crianças-soldados ocorreu na maioria dos casos de conflito armado - e não apenas para o combate, mas também para a escravidão sexual. Esta é uma prática comum, persistente, e do projecto de política destaca e realça o aspecto do género deste crime ativamente.
O documento de política final foi devido em março, mas ainda não foi liberado. Ele continua a ser visto se a política irá revelar-se uma ferramenta eficaz na investigação e repressão desses crimes internacionais. O TPI não pode, contudo, ser esperado para resolver o problema sozinho. Dirigindo-crime sexual e baseada no género na guerra exige cooperação e prestação de contas dos estados para reprimir eficazmente estes crimes, e para ajudar a acabar com a cultura de impunidade.
O projecto de política descreve cuidadosamente as medidas a serem tomadas para a preparação de testemunhas, a segurança das testemunhas, e seu bem-estar psicológico. No entanto, a política se limita a identificar o processo seguirá para obter testemunhas para os ensaios. Ele pode fazer bem para se referir às lições aprendidas com o ICTR em procedimentos de preparação de testemunhas.
Em uma questão relacionada, a proposta de política deve ser elogiado por incluindo as questões de crianças-soldados e escravidão, porque a participação de crianças-soldados ocorreu na maioria dos casos de conflito armado - e não apenas para o combate, mas também para a escravidão sexual. Esta é uma prática comum, persistente, e do projecto de política destaca e realça o aspecto do género deste crime ativamente.
O documento de política final foi devido em março, mas ainda não foi liberado. Ele continua a ser visto se a política irá revelar-se uma ferramenta eficaz na investigação e repressão desses crimes internacionais. O TPI não pode, contudo, ser esperado para resolver o problema sozinho. Dirigindo-crime sexual e baseada no género na guerra exige cooperação e prestação de contas dos estados para reprimir eficazmente estes crimes, e para ajudar a acabar com a cultura de impunidade.
(Thobeka Mayekiso, Consultor, Ameaças Transnacionais e Internacional de Crimes de Divisão)
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