Seis chefes de Estado africanos já confirmaram que vão estar presentes na cerimónia de tomada de posse de José Mário Vaz, presidente eleito da Guiné-Bissau, marcada para segunda-feira, disse hoje à Lusa fonte da comissão preparatória do evento.
Vão estar presentes os presidentes Jorge Carlos Fonseca (Cabo Verde), Macky Sall (Senegal), Yaya Jameh (Gambia), Ibraim Bubacar Keita (Mali), Blaise Kamporé (Burkina-Faso) e Goodluck Johnatan (Nigeria).
Da Costa do Marfim virá "um alto membro" do gabinete do presidente Allassane Ouatara, disse a mesma fonte, adiantando igualmente a presenças do ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Rui Machete.
Angola será representada pelo seu ministro da Defesa, Eduardo Lourenço.
O Brasil e a França também serão representados ao nível ministerial, mas a organização desconhece os nomes dos governantes.
A organização endereçou convites para 11 chefes de Estado de países da sub-região oeste africana e até esta tarde seis confirmaram presença nas cerimonias que vão ter lugar no Estádio Nacional 24 de Setembro, em Bissau.
A mesma fonte da organização admitiu que outros dignitários africanos poderão ainda confirmar a sua participação.
O Senegal tem dado "uma grande ajuda" à organização da cerimónia, tendo enviado para Bissau 20 viaturas e outras tantas motorizadas para os batedores da polícia, indicou a mesma fonte, confirmando também que de Dacar deve chegar uma tenda gigante que será montada no relvado do Estádio 24 de Setembro.
São aguardados 2.500 convidados para a cerimónia.
De Marrocos deverá chegar outra parte da logística, com serviços de mesa e cozinheiros.
Sem comentários:
Enviar um comentário