COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 22 de maio de 2015

CEDEAO: 47 Conferência Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo

1. A quadragésima sétima sessão ordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) foi realizada 19 de maio de 2015 Accra, República do Gana sob a presidência de John Dramani Mahama HE, Presidente da República do Gana, Presidente da Conferência no ano.


2.
Presente na sessão, os Chefes de seus representantes devidamente autorizados Estado e de Governo ou:
- SEM Kafando Michel, Presidente da Transição de Burkina Faso
- Sua Excelência o Sr. José Maria Pereira Neves, Primeiro-Ministro da República de Cabo Verde
- Sua Excelência o Sr. Alassane Ouattara, Presidente da República da Costa do Marfim
- HE Dr. Ajaratou Isatou Njie Saidy-, Vice-Presidente da República da Gâmbia
- Sua Excelência o Sr. John Mahama Dramani, Presidente da República do Gana
- HE Ms. Ellen Johnson-Sirleaf, Presidente da República da Libéria
- Sua Excelência o Sr. Ibrahim Boubacar Keita, Presidente da República do Mali
- HE Mahamadou Issoufou, Presidente da República do Níger
- HE Goodluck Ebele JONATHAN, Presidente da República Federal da Nigéria
- HE Macky Sall, Presidente da República do Senegal
- HE Ernest Bai KOROMA, Presidente da República de Serra Leoa
- HE Faure Gnassingbe Essozimna, Presidente da República do Togo
- SEM Nassirou Arifari Bako, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Integração Africano e beninenses no Exterior da República de Benin
- SEM Lounceny queda, Ministro das Relações Exteriores e Guineenses no Estrangeiro, a República da Guiné
- HE Dr. Cadi Seidi, Ministro da Defesa da República da Guiné-Bissau

3.
Também participaram da Cúpula como observadores, o Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a África Ocidental, o Presidente da Comissão da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA ) e do Representante do Presidente da Comissão da União Africano.

4. Durante a sessão, os Chefes de Estado e de Governo tomou conhecimento do Relatório de Progresso 2015 da Presidente da Comissão e os relatórios da 74ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros e da 34ª reunião do Conselho de Mediação e Segurança da CEDEAO apresentado pelo Presidente do Conselho.

5. A Conferência congratulou-se com a qualidade dos relatórios eo alcance das recomendações nele formuladas e que são susceptíveis de consolidar os progressos alcançados na integração ao longo de quatro décadas.

6.
Aproveitando-se deste 2015 marca o 40º aniversário da CEDEAO, a Conferência tem resolvido mais que não poupem esforços para realizar a visão sábia dos pais fundadores.

7. Os Chefes de Estado e de Governo reiteraram a sua adesão incondicional aos valores fundamentais e princípios da CEDEAO e seu compromisso total com a eficácia da livre circulação de pessoas e bens, a realização do mercado comum, a consolidação da paz, segurança e boa governação e de uma maior eficiência no funcionamento das instituições comunitárias, através de reformas adequadas.

8. À luz dos actuais desafios do processo de integração, a Cúpula chegou às seguintes conclusões e decisões específicas.

NO ÂMBITO DO DESEMPENHO ECONÓMICO REGIONAL E CONSOLIDAÇÃO DO MERCADO COMUM

9. A Conferência reitera a sua determinação em reforçar as bases para o crescimento resiliente na África Ocidental. Ele saúda em particular os esforços para iniciar e reconstruir com sucesso a Fase pós-Ebola das economias dos Estados afetados. Ele também se congratulou com a abordagem regional adoptada para este fim.

10. Além disso, a Conferência reafirmou o seu apoio aos vários planos de recuperação económica elaborados pela Guiné, Libéria e Serra Leoa. Congratula-se com a adequação desses planos articulados essencialmente em torno da retomada dos serviços básicos, a protecção social, de infra-estrutura económica, resiliência e segurança alimentar.

11. A Conferência apela à comunidade internacional e todos os parceiros de desenvolvimento da CEDEAO para que eles maciçamente apoiar os esforços de recuperação económica referidas acima países.

12.
A Conferência concordou em cancelar a dívida de vinte milhões de dólares da República da Guiné sobre o empréstimo concedido ao Estado-Membro para apoiar o seu sector energético.

13. A Cimeira congratula-se com a declaração do fim da epidemia de Ebola na Libéria e congratula-se com Sua Excelência o Presidente Ellen Johnson-Sirleaf por forma exemplar levou seu país por esta provação. Ele também saúda a acção determinada Guiné e Serra Leoa para parar a propagação da epidemia e manifestou o desejo de ver o resultado na eliminação do mesmo.

14. Apesar desta evolução positiva, a Conferência salienta a necessidade de manter uma vigilância cada vez maior. Por conseguinte, encoraja-Membros em causa a prosseguirem os seus esforços e convida a Comissão a prosseguir a sua acção de coordenação mobilização regional nesse sentido.

15. A Conferência aprovou a criação do Centro Regional de Controlo e Vigilância de doenças com sede na Nigéria. Ela perguntou ao Presidente da Comissão, em colaboração com a OOAS, a tomar as medidas necessárias para acelerar a sua implementação no local e sua operacionalização. A Conferência convida todos os parceiros a prestarem o seu apoio a este processo.

16. Além disso, a Conferência reitera o seu apelo anterior sobre a necessidade de remoção de serviços aéreos proíbe países afectados.

17. A Cimeira reitera a sua gratidão a Sua Excelência o Sr. Faure Gnassingbé, Presidente da República do Togo e encoraja-o a prosseguir o seu papel de supervisão e coordenação durante esta reconstrução pós-Ebola.

18. Os Chefes de Estado e de Governo reiteraram a importância da livre circulação de pessoas e bens e da Tarifa Externa Comum (TEC-CEDEAO) no processo de consolidação do mercado comum. Eles exortar todos os Estados membros para garantir constantemente a remoção de todos os obstáculos à livre circulação.

19. A Cimeira insta particularmente os Estados que ainda não o tenham feito, para tomar as medidas adequadas para implementar a CET, até ao final deste ano de 2015. A Conferência solicita ao Presidente da Comissão para agilizar acções a entrada em vigor do mapa nacional de identidade biométrica CEDEAO.

20. Para promover o comércio regional e garantir um ambiente competitivo para investimentos de competitividade e desenvolvimento, a Conferência deu instruções à Comissão para acelerar a ação para a finalização e aprovação do código de investimento comum e da política de investimento. Ela também lhe pediu para acelerar o processo de finalização do documento de política comercial. A Conferência também incentiva em seus esforços para estabelecer estruturas de parcerias público-privadas para o financiamento do desenvolvimento na África Ocidental.

21. A Conferência insta os Estados-Membros que ainda não assinaram o Acordo de Parceria Económica (APE), a fazê-lo o mais rapidamente possível para preparar o caminho para a sua implementação.

22. A Cimeira aprovou o novo roteiro proposto pela Força-Tarefa Presidencial sobre o programa de cooperação monetária e os novos critérios de convergência. Ele saúda e encoraja seus Excelências Mahamadou Issoufou, Presidente da República do Níger e John Dramani Mahama Presidente da República do Gana para continuar seu papel de supervisão. A Cimeira decidiu prorrogar a Força-Tarefa Presidencial para os Chefes de Estado da Costa do Marfim e Nigéria.

SOB AS POLÍTICAS SECTORIAIS

23. Os Chefes de Estado e de Governo reiteraram a importância da implementação efectiva das várias estratégias e políticas sectoriais a nível nacional e regional para o aprofundamento do processo de integração.

24.
Para marcar 2015 dedicada ao empoderamento das mulheres, a Conferência concordou com a necessidade de reforçar a legislação sobre os direitos das mulheres ea participação destes últimos no processo.

25. A este respeito, a Conferência aprovou a Lei Complementar sobre a igualdade de direitos entre homens e mulheres para o desenvolvimento sustentável na África Ocidental. Ele também endossou o plano de acção da CEDEAO sobre migração e gênero, bem como o plano de acção sobre comércio e gênero.

26. Além disso, a Cimeira marca o seu apoio à campanha global para erradicar a apatridia. Ele ratifica a Declaração de Abidjan adoptadas para este efeito 25 de fevereiro de 2015, e insta os Estados-Membros resolutamente nesta campanha, nomeadamente através da revisão dos quadros normativos relevantes, aderência e respeito das convenções internacionais tomadas para prevenir e reduzir a apatridia.

27.
Em preparação para a cimeira entre a Europa e África esperado em Malta em matéria de migrações, a Conferência instruiu o Presidente da Comissão a tomar as medidas necessárias de preparação para esta importante reunião e ir com propostas concreto.

SOB Democracia e Boa Governação

28.
A Conferência congratulou-se com a resiliência das eleições presidenciais pacíficas Nigéria e Togo, considerado pela CEDEAO e pelos observadores locais e internacionais como livres, credíveis e transparentes.

29. A Conferência congratula-se com o general Muhammadu Buhari, pela sua eleição para a presidência de seu país e HE Faure Gnassingbé, Presidente da República do Togo para a reeleição.

30. A Cimeira também se congratulou com Sua Excelência o Sr. Goodluck Ebele Jonathan, Presidente da República Federal da Nigéria, para a elegância do seu comportamento democrático digno de um estadista e tendo contribuído decisivamente para a paz que se seguiu à proclamação resultados.

31. Além disso, a Cimeira é um tributo ao presidente Goodluck Ebele
Jonathan para o compromisso que ele demonstrou durante seu mandato para realizar as reformas e assegurar o desenvolvimento do seu país. Saúda também o seu contributo significativo para o processo de integração na África Ocidental e na gestão de crises no Mali e Guiné-Bissau e outros.

32. A Conferência felicitou Sua Excelência John Dramani Mahama, Presidente da República do Gana, Presidente da Conferência em Exercício para o papel crucial que desempenhou e pela diplomacia activa ele conduziu na Nigéria e Togo, assim, criar condições favoráveis ​​para a realização de eleições pacíficas em ambos os países. Ele também se congratula com a contribuição de Alassane Ouattara HE Presidente da República da Costa do Marfim que visitou estes dois países com o presidente em exercício.

33. A Conferência expressou a esperança de que as eleições programadas durante o ano em Burkina Faso, Guiné e Costa do Marfim também será pacífica, consensual, abrangente e credível.

34. A Cimeira exorta a Comissão a prosseguir a sua assistência eleitoral a estes três Estados-Membros. A Cimeira exorta os Estados-Membros e a comunidade internacional a dar o seu apoio financeiro para a organização destas eleições.

35.
A Conferência reitera o seu compromisso com o fortalecimento da cultura democrática e da promoção da boa governação na África Ocidental. Em particular, a Conferência encoraja o fortalecimento de princípios constitucionais de convergência.

36. Depois de considerar os actos adicionais propostas que altera o Protocolo de 1999 relativo ao Mecanismo de Prevenção, Gestão e Resolução de Conflitos, Paz e Segurança e do Protocolo de 2001 Adicional sobre Democracia e Boa governação, a Conferência de Ministros encarregou o Conselho decidiu prosseguir com as alterações e submetê-los à assinatura em sua próxima sessão.

SOB A SITUAÇÃO POLÍTICO E DE SEGURANÇA

No Mali

37. A Conferência saúda os esforços da mediação internacional em geral, liderados pela Argélia e cujos esforços resultaram na assinatura, em 15 de maio, em Bamako, o Accord para a Paz e Reconciliação em Mali.

38. A Conferência manifestou o seu total apoio ao acordo e concluiu e boas perspectivas de paz, reconciliação e desenvolvimento. A Conferência saúda Sua Excelência o Sr. Ibrahim Boubacar Keita, Presidente da República do Mali e ao Governo e os movimentos da Plataforma de Argel e componentes para a Coordenação de Azawad (CMA) que assinaram o Acordo para o seu compromisso esses valores e o bem-estar do povo do Mali.

39. A Cimeira insta as outras componentes da CMA, na sequência da rubrica teve lugar em Argel 14 de maio de 2015, resolutamente para fazer a escolha de paz e de reconciliação, de proceder sem demora para a assinatura do Acordo.

40. A Conferência apela à aplicação integral e efectiva do acordo. Ela planeja usar, através dos canais adequados, a aplicação de sanções específicas contra os que impedem a implementação ou que tentam bloquear o processo de paz.

41.
A Conferência declara que apenas as Forças de Defesa e Segurança do Mali
têm o direito e legitimidade para ocupar qualquer cidade no seu território como parte de sua missão soberano de protecção das fronteiras, as pessoas e os seus bens e que qualquer ocupação por forças irregulares não estatais é ilegal e imponha termina.

42. A Conferência convida a comunidade internacional a intensificar o seu apoio ao Governo e ao povo do Mali no processo de implementação. Ele também convida-a a continuar a apoiar os esforços cuidando de refugiados, pessoas deslocadas e para apoiar a reinserção das pessoas em seus locais de origem.

43. Para honrar todas as suas obrigações financeiras para com a MISMA, a Conferência convida os Estados-Membros a fazer compromissos financeiros para a Missão. Além disso, a Conferência instruiu o Presidente do Conselho de Ministros, as relações com o Presidente da Comissão a efectuar diligências junto da ONU e da União Africano para que eles colocam à disposição da CEDEAO os recursos financeiros do Fundo Fiduciário MISMA para liquidar pagamentos pendentes para os Estados-Membros contribuírem com tropas.

No Burkina Faso

44. A Conferência reafirma a importância do princípio da inclusão deve orientar o processo de transição e preparações para as eleições. O Conselho Europeu reitera a este respeito, as suas anteriormente lançados vários apelos para a atenção de todos os intervenientes no Burkina Faso.

45. A Conferência insta essas partes interessadas a respeitar escrupulosamente o calendário eleitoral concordou em realizar a eleição presidencial em 11 de Outubro de 2015.

46. ​​A Conferência apela aos Estados-Membros e a comunidade internacional a dar o seu apoio financeiro ao Burkina Faso para lhe permitir organizar credível, justo, transparente e inclusivo.

47. A Cimeira louva o papel de Sua Excelência o Presidente Macky Sall do Senegal no apoio à transição para a Burkina Faso e encoraja-o a prosseguir os seus esforços até o final do processo. A Cimeira reitera a sua apreciação pela coordenação exercida pela CEDEAO, a União Africano e as Nações Unidas para garantir o êxito da transição. Ele encorajou as três organizações a prosseguirem os seus esforços nesse sentido.

Na Guiné

48. A Conferência sublinhou a necessidade de um diálogo entre todas as partes interessadas na política da Guiné para criar as condições para um processo eleitoral suave.

49. A Conferência congratula-se com a iniciativa tomada nesta perspectiva por Sua Excelência o Sr. Alpha Condé, Presidente da República da Guiné. Ele exorta os diversos actores políticos a recorrer sistematicamente ao diálogo a fim de obter o consenso necessário para o processo eleitoral.

50. A Cimeira apoiou a Comissão para facilitar o diálogo entre o governo ea oposição. Congratula-se com as medidas tomadas pelo Presidente da Comissão de enviar uma missão de alto nível à Guiné para ajudar os intervenientes para atingir de uma forma construtiva, o consenso sobre a organização de eleições e a preservação da paz no país.

Na Guiné-Bissau

51. A Conferência congratula-se com os esforços feitos por Sua Excelência o Sr. José Maria Vaz Presidente da República da Guiné-Bissau e ao seu Governo para introduzir uma nova reformas estruturais dinâmicas articuladas em torno de fundo destinadas a consolidar a paz, a estabilidade e o desenvolvimento sustentável das países.

52. A Conferência incentivou fortemente as autoridades da Guiné-Bissau nesta dinâmica. Congratula-se com o êxito da Conferência Internacional de Doadores sobre a Guiné-Bissau e apela à comunidade internacional e todos os parceiros desse Estado-Membro a cumprir as suas promessas para lhe permitir conduzir as reformas previstas.

53. A este respeito, a Conferência convida a Comissão a prosseguir o seu apoio à implementação do Programa de Defesa do Sector Reforma e Segurança (PRSDS).

54. A Cimeira decidiu prorrogar de 1 Julho a 31 de dezembro de 2015 o mandato da ECOMIB acompanhada por um processo de retirada gradual. Ele carrega o Presidente da Comissão a prosseguir a sua política activa de procura de financiamento dos parceiros de desenvolvimento para apoiar a missão da ECOMIB.

Seguro sobre Ameaças

55. A Conferência reitera o seu compromisso de erradicar, por todos os meios, todas as ameaças que minam a segurança regional. Congratula-se, neste contexto, os esforços conjuntos em andamento entre a Nigéria, Níger, Camarões e Chade, na luta contra o grupo terrorista Boko Haram.

56. A Conferência salienta a necessidade de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU a apoiar esses esforços e permitir que os países em causa para fazer face, de forma decisiva, as acções recorrentes do grupo terrorista Boko Haram. A Conferência salienta o papel central a ser desempenhado pela União Africano, a este respeito.

57. A Conferência instruiu o Presidente da Comissão para retomar as consultas para a realização da Cúpula Conjunta CEDEAO / CEEAC sobre a luta contra o grupo terrorista Boko Haram.

58. Os Chefes de Estado e de Governo reiteraram o seu apelo à Comunidade
Internacional para apoiar a Nigéria, o Níger e outros países vizinhos a lidar com as consequências do afluxo maciço de refugiados e deslocados internos.

59. No que respeita à Conferência de Segurança Marítima congratula-se com a operacionalização do piloto Mar Área E e decide que o Centro Regional de Segurança Marítima da África Ocidental (CRESMAO) será baseado em Repúblicas da Costa do Marfim .

SOB INSTITUCIONAL

60. A Conferência reiterou as suas decisões anteriores sobre a aplicação rigorosa de
o Protocolo relativo à Comunidade Levy (PC) por todos os Estados-Membros.

61. A Conferência convida a Comissão a considerar a introdução de mecanismos inovadores de ligação e melhorar a aplicação do presente Protocolo e garantir uma melhor cobrança e pagamento real dos produtos PC. Exige também a Comissão a tomar as medidas necessárias para operacionalizar o fundo de solidariedade regional, a fim de garantir o desenvolvimento equilibrado da região.

62. Para finalizar o processo de reformas institucionais e de antecipar o fim dos mandatos de servidores públicos estatutários para expirar, a Conferência aprovou a criação de um Comité Ministerial ad-hoc composta de Cabo Verde, Gana, Guiné, Nigéria e Senegal, a fim de considerar cuidadosamente estas questões e apresentar propostas durante um próximas sessões especiais.

63. A Conferência convida as instituições da Comunidade para continuar as discussões sobre o reforço das prerrogativas do Parlamento da CEDEAO e relatá-lo.

64. A Conferência saúda o lançamento das actividades comemorativas do 40º aniversário dos Estados membros da CEDEAO. Para coroar este evento a nível regional, a Conferência decidiu comemorar este aniversário com festividades dedicadas especialmente para a ocasião e que será realizada em Abuja, República Federal da Nigéria para uma data a ser anunciada posteriormente.

65. A Conferência exprime a sua profunda gratidão a Sua Excelência John Dramani Mahama, Presidente da República do Gana, Presidente da Conferência por seus incansáveis ​​esforços na promoção e aprofundamento do processo de integração na África Ocidental . A Conferência exprime a sua gratidão pela sua disponibilidade e, acima de liderança com a qual ele levou notavelmente, o destino da região.

66. A Cimeira decidiu eleger o Sr. Macky Sall, Presidente da República do Senegal, para a Presidência da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO para um mandato de um ano.

67. Os Chefes de Estado e de Governo decidiu realizar a sua próxima Sessão Ordinária em data e local a acordar após a consulta.


Feito em Accra, 19 de maio de 2015 

Sem comentários:

Enviar um comentário