COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Enquanto a corte festeja, o mundo pula e avança

Firmino Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga e António Barroso, do Gabinete de Apoio à Presidência, marcaram presença, a convite do governo da República Democrática de Timor-Leste, nas iniciativas de cooperação internacional, no âmbito da “Conferência Internacional sobre Descentralização Administrativa e Poder Local”, que se realizou em Díli, entre os dias 16 e 21 de maio.


Na iniciativa estiveram incluídas conferências, contactos e reuniões com diversos responsáveis timorenses, assim como, a celebração do aniversário da independência do país, assinalado a 20 de maio. Foram, ainda, realizadas visitas de trabalho ao município de Manatuto, terra natal de Xanana Gusmão, com quem Braga estabeleceu um protocolo de cooperação, em novembro de 2014.

Desta forma, foi dada a possibilidade de dar uma nova dinâmica ao protocolo estabelecido com vista ao apoio a prestar na instauração de municípios no território timorense, através do conhecimento ‘in loco’ da realidade de Timor Leste quer a nível governamental, quer territorial. O distrito de Maputo foi preferencialmente focado, uma vez que será o local onde irá ser desenvolvido um trabalho mais próximo em articulação com os outros municípios portugueses de Torres Novas e de Figueira Castelo Rodrigo que também se mostram empenhados neste projecto de cooperação com Manatuto.

Firmino Marques realça que esta visita “ao outro lado do mundo, onde também se fala português, permitiu-nos ter uma melhor percepção das necessidades que esta jovem nação apresenta. São necessidades que queremos converter em oportunidades para as empresas e instituições da Região, com destaque para as Universidades do Minho e Católica”.

Sublinhou, ainda, que “além de portadores de uma mensagem de amizade e esperança, queremos também ser parceiros activos na reconstrução deste País que muito preza a língua portuguesa, mas que, fruto das vicissitudes das várias invasões e conflitos civis, apresenta ainda um estado muito precário de desenvolvimento“.

No final dos encontros com membros do governo timorense, nomeadamente com o primeiro-ministro Rui Maria de Araújo, responsáveis políticos, comunidade religiosa e sociedade civil de Manatuto, em paralelo com incursões ao território deste distrito timorense. “Estamos perante um país que dá agora de forma autónoma os primeiros passos na sua descentralização administrativa percebendo-se que é urgente intervir no território de uma forma mais próxima das populações, atendendo não só às grandes distâncias que a ausência de infraestruturas básicas acarreta, mas também para se promover com mais acuidade e celeridade soluções para os problemas das pessoas”, explicou o autarca bracarense, sublinhando a necessidade de Timor “em trabalhar a área da formação, em geral e a da Administração Pública de forma particular, sendo de relevar a promoção da língua portuguesa que importa reforçar e consolidar nesta região do sudeste asiático”.

Nesse contexto, o município de Braga pretende estabelecer um programa de acções de apoio à formação dos municípios e agentes da administração local timorense, em conjunto com os outros municípios portugueses também envolvidos neste projecto, no sentido de se encontrarem sinergias e poupanças. Noutra vertente o município bracarense vai articular com a embaixada portuguesa em Timor Leste, através do embaixador Manuel de Jesus, os melhores procedimentos para a exploração das oportunidades que Timor Leste apresenta.

Na ação de cooperação internacional decorrida em Díli, participaram 15 Autarquias portuguesas entre as quais Braga, Lisboa, Porto e Funchal, o Secretário de Estado da Administração Local português, António Leitão Amaro, o embaixador português, Manuel de Jesus e o representante do governo australiano e indonésio e a Mayor de Darwin, na Austrália, Katrina Lim.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário