COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

domingo, 24 de maio de 2015

"O desenvolvimento só acontece onde as pessoas produzem"

O primeiro-ministro disse à população de Quebo, região de Tombali, no sul da Guiné-Bissau de que chegou a hora de todos pegarem num instrumento de trabalho para o desenvolvimento do país.


Domingos Simões Pereira, que iniciou na quarta-feira uma digressão a algumas localidades do Leste e Sul do pais, manteve, quinta-feira (21), um encontro com os populares do sector de Quebo onde disse que a luta de libertação nacional só terá valido a pena se os guineenses forem capazes de desenvolver o país.

"Não é preciso acabarmos com todo o pescado nas nossas águas para que possa haver desenvolvimento. Temos sim que usar a cabeça para trabalhar, como outros povos trabalharam", sustentou.

Simões Pereira sublinhou que os guineenses merecem de facto ter uma condição de vida melhor , acrescentado que não existe outro caminho para conseguir esse desiderato que não seja o trabalho.

"Após a Mesa Redonda de Bruxelas, acredito que a única disponibilidade que existe é nós agarrarmos afincadamente ao trabalho, porque o desenvolvimento só acontece onde as pessoas produzem", referiu.

O chefe do executivo disse que se o interior do país não é acolhedor ninguém ficará lá para viver, tendo salientado que devem acabar os complexos que dividem os guineenses por causa da raça e religião.

"Nós na Guiné-Bissau não conhecemos essa diferenciação! Vivemos entre nós. Não existe outra maneira de reconstruir o país, que não seja o trabalho", afirmou.

Simões Pereira revelou que foram aconselhados pelos parceiros para copiarem os esforços que certos países fizeram para alcançar o desenvolvimento.

Indicou os casos da Malásia e Cabo Verde reafirmando que aceitou o desafio e respondeu que "nós não só vamos ver, como um dia queremos ter um melhor desenvolvimento do que os referidos países".

Recordou à população de Quebo que, depois de formar o governo esteve a resolver os problemas, para que a escola funcionasse, a cólera e a ébola não invadissem o país.

"Se o ébola não chegou até hoje ao país foi graças ao trabalho de toda a população.

O administrador do sector de Quebo, Braima Djaló, disse estar satisfeita com o empenho do Governo, sobretudo com o record nacional da compra do caju, e com o sucesso da Mesa Redonda.

Enalteceu o projecto da iluminação publica daquele sector, frisando que desde os tempos dos colonos, que Quebo se encontrava na escuridão.

Apelou para que se conceda créditos às mulheres e jovens e que seja concluída a construção do mercado local iniciada desde 1985.

Sem comentários:

Enviar um comentário