COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Comité Especial dos 24 apela a que se ponha fim à descolonização do Sahara Ocidental

Manágua - Participantes no Seminário Regional do Caribe 2015 da Comissão Especial das Nações Unidas sobre a Descolonização apelaram com veemência para que o processo de descolonização não concluído do Sahara Ocidental termine com a maior brevidade, com a realização urgente de Referendo de Autodeterminação como direito inalienável do povo saharaui.

Os participantes expressaram também a sua preocupação com as violações dos direitos humanos da população saharaui e a exploração ilegal e esbulho dos recursos naturais do Sahara Ocidental.

A Comissão Especial das Nações Unidas sobre a Descolonização acolheu favoravelmente a petição da Frente Polisário para realizar uma nova visita ao território do Sahara Ocidental, a fim de se informarem sobre a actual situação.

O Seminário Regional do Caribe 2015 da Comissão Especial das Nações Unidas sobre a Descolonização, também conhecido como Comité Especial dos 24 (C-24) teve lugar na capital nicaraguense, Manágua, de 19 a 21 de Maio e tem como objectivo acelerar a o seu propósito único no âmbito do Terceiro Decénio Internacional para a Eliminação do Colonialismo (2011-2020).

Marrocos é um ocupante ilegal de um Território Não Autónomo em vias de descolonização (Res. 1514 das Nações Unidas 1960)


Desde o início da ocupação marroquina, em 1975, a população saharaui e as mulheres, em particular, estão sujeitos a uma sangrenta e interminável repressão. As vítimas contam-se por milhares. As mulheres são torturadas, agredidas, insultadas, sequestradas, violadas, desaparecidas, presas, exiladas e discriminadas pelo simples facto de serem aquilo que sempre foram: saharauis.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário