COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sábado, 23 de maio de 2015

Educação em África: de quem é a culpa ?

Professores africanos ainda estão relutantes à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), apesar da sua contribuição vital para a qualidade da educação, de acordo com um relatório que acaba de ser tornado público.


No entanto, os compromissos, declarações, experiências piloto, iniciativas de projectos, etc. são anunciados diariamente sobre o assunto em qualquer lugar do continente.

"Apesar do papel fundamental desempenhado pelas TIC na educação, muitas escolas, universidades, instituições e agências governamentais ainda não estão suficientemente conscientes dos benefícios que eles trazem", explicou Harold Elletson e Annika Burgess, editores deste relatório publicado 22 de maio de 2015, em Adis Abeba, onde é realizada uma conferência internacional sobre o assunto.
 
Em uma amostra de 1.500 profissionais africanos pesquisados, como muitos como 57% sentem que os professores no seu país ainda não estão suficientemente conscientes dos benefícios da utilização das TIC na educação, diz o relatório visto pela Ouestafnews.

Na base desta integração das TIC limitada pelos professores, ainda leais aos velhos tempos, o relatório identifica uma série de barreiras, incluindo "o custo dos serviços e equipamentos, infra-estruturas inadequadas e falta de consciencialização sobre a melhor utilização que se pode fazer das TIC para o ensino e aprendizagem ".

No entanto 95% dos inquiridos consideram e concorda que as TIC são a chave para melhorar a educação em seus países.

Melhor ainda, a maioria dos governos africanos dizem confiar em meios digitais para alcançar seus estudos para Todos (EPT). Para não mencionar o desafio da exclusão digital que o continente enfrenta.

Final de 2013, o primeiro fórum inter-Africano sobre a integração das TIC na educação em Tunis foi marcado por uma chamada para que os países "prepararem e adoptem políticas nacionais para a integração das TIC nos seus sistemas Educação e treinamento ".

Um dos grandes desafios antes de chegar lá continua a ser a formação dos próprios formadores. Hoje em África, "apenas um terço dos professores do ensino primário explicam que foram devidamente treinados para o mundo digital", o relatório citado acima.
Nas suas conclusões, o relatório assinala que a integração bem sucedida das TIC, inevitavelmente, requer uma maior consciência e uma melhor formação dos professores e alunos.


"Mal conscientes dos seus benefícios e inadequadamente treinados para tecnologias digitais, as partes interessadas do mundo da educação estão relutantes em usá-los", dizem os autores do relatório.

Em outro estudo, a nível continental, o grupo Infodev (grupos de peritos especializados em TIC) indica uma "falta de informação e documentação" sobre a utilização das TIC na educação em África. E isso afecta qualquer planeamento.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário