COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sábado, 23 de maio de 2015

Combate ao branqueamento de capitais

A reunião preliminar dos peritos da Comissão Técnica do Grupo Intergovernamental de acção contra o branqueamento de dinheiro na África Ocidental (GIABA) foi realizado durante três dias na capital política ivoiriense, Yamoussoukro.


Na cerimonia de abertura, ontem, o ministro delegado ao Primeiro-Ministro responsável pela Economia e Finanças, Kaba nial, disse através de seu chefe de gabinete, Adama Coulibaly, que, tendo em conta os resultados do trabalho técnico, os Estados membros desta instituição ter feito um progresso constante e significativo na melhoria dos sistemas nacionais de luta contra o branqueamento de capitais eo financiamento do terrorismo (AML / CFT). Tanto mais que a maioria dos 16 Estados-Membros, apenas um permanece até hoje sob o regime de acompanhamento reforçado. Ele também anunciou que, em junho, o número de países membros do Grupo Egmont de UIF vai aumentar para oito na sub-região.

Depois da África do Sul, Nigéria está prestes a ser admitido como membro do GAFI. O que fez dizer ao representante da Kaba nial que há uma maior consciência sobre o fato de que a segurança e a estabilidade dos Estados da CEDEAO estão intimamente ligados à questão do branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.
A Costa do Marfim, por sua vez, está no caminho certo. Desde a criação da instituição, 120 casos foram submetidos a GIABA e 14 relatórios enviados para o Ministério Público.

Esta é, entre outras relatórios sobre a corrupção, o crime cibernético ... No plenário da reunião de peritos em preparação da 23ª reunião de Ministros a ser realizada sábado 23 maio em Yamoussoukro a aprovar as conclusões deste trabalho, vários pontos foram a agenda. Este é entre outros, o relatório de actividades do memorando do Director-Geral sobre a situação dos três GIABA Estados-Membros afectados pela epidemia de Ebola e sem problemas menos importantes, tais como a relevância da reprogramação do calendário de avaliações mútuas dos Estados-Membros, bem reformas que tinham de ser operado. Incluindo a revisão do quadro jurídico para a AML / CFT nos países da UEMOA.
A secretaria também teve de submeter o relatório de peritos sobre a missão de alto nível liderada pela instituição na Guiné-Bissau, no implementação da avaliação mútua. Mas, primeiro, o Correspondente Nacional do GIABA, presidente da FIU-CI, a referida base da esperança sobre a adopção do projecto de lei uniforme contra o branqueamento de capitais, financiamento do terrorismo e proliferação de armas de destruição em massa no Estados-membros da UEMOA. No entanto, CENTIF-CI continua a realizar acções com o apoio das autoridades nacionais para assegurar o cumprimento do quadro legal e institucional.

(© Abidjan.net por Job Atemene
GIABA 2015: países da África Ocidental determinado a criar um ambiente desfavorável para o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo
Quinta-feira, maio 21, 2015 .Yamoussoukro. GIABA em colaboração com o Ministério do Primeiro-Ministro para a Economia e Finanças, organizou a cerimónia de abertura da sessão plenária da 14ª reunião do Comité Ministerial e 23ª reunião da Comissão Técnica do GIABA abertura.)
  

Sem comentários:

Enviar um comentário