"... No momento, a carteira do Banco Mundial no Senegal compreende 16 projectos activos com um valor total de cerca de 1 150 690 000 dólares, 575.000 milhões FCFA que, em 30 de abril de 2015 foram desembolsados até de 368.240 mil dólares (184 bilhões FCFA), representando uma taxa de desembolso de 32%.
Esta carteira de projectos está crescendo com novos compromissos financeiros de sua instituição, no montante de 500 mil milhões de FCFA em favor do Plano Emergent Senegal (PES) e em que um (1) ano após a realização do Grupo Consultivo, 27% foram realizados por meio de contratos de financiamento assinados com o Governo do Senegal. Este nível significativo de mobilização do financiamento para o Plano Emergent Senegal irá fortalecer a 46% com a assinatura iminente de quatro (4) novos acordos de financiamento de um montante de US $ 188 milhões, ou cerca de 94 bilhões de FCFA para implementação dos seguintes projectos: projecto OMVG interconexão eléctrica por um montante de US $ 45 milhões; Gestão de Projectos de Águas Pluviais e adaptação às alterações climáticas (Progep), com um custo total de US $ 35 milhões; Pastoralism Projecto de Apoio nos países do CILSS: US $ 38 milhões; Projecto Água e Saneamento em Áreas Urbanas (PEAMU): US $ 70 milhões.
Além disso, deve-se notar que esta carteira é complementada por uma série de estudos analíticos nas áreas de pobreza, o desenvolvimento rural, as alterações climáticas, a energia, o desenvolvimento do capital humano, mineração e «apoio sob a forma de fundos fiduciários para os departamentos técnicos, ou ONGs.
Financiamento e projectos são importantes, mas eles são mais quando eles são parte de uma estratégia, uma visão de metas e resultados tangíveis. É este o princípio que norteou o Banco Mundial para o desenvolvimento em 2013 de uma Estratégia de Parceria com o Brasil para Senegal durante o período 2013 - 2017. Esta estratégia, para além do sector da transversal da boa governação baseia-se dois pilares essenciais: acelerar o crescimento, o emprego dos jovens, criando uma margem de Orçamento e melhoria dos serviços em diferentes sectores como a saúde, energia, estradas, desenvolvimento , entre outros.
Além disso, cada um dos projectos em carteira é amarrado a um pilar e contribui para a realização dos objectivos a que se refere. (...)
A implementação destes projectos no âmbito da Estratégia de Parceria com o País e em linha com o PSE, foi acompanhada por esforços para manter e melhorar a estabilidade macro-econômica, colocar a economia numa trajectória crescimento sustentável.
Eu quero mostrar a taxa de crescimento do PIB que passou de 1,7% em 2011 para 4,5% em 2014, com uma projecção esperada de 5,4% em 2015. É o mesmo para redução do défice orçamental, o controle da inflação e gestão prudente da dívida pública, aumentando nossas receitas orçamentais que evoluíram a partir de 1.464.000 milhões de FCFA em 2012-1 673,000 milhões em 2014, permitindo e para melhorar a competitividade da nossa economia em 2014 de 2,2%.
No entanto, para ser inclusivo e sustentável, o crescimento deve ajudar a criar empregos, especialmente para as gerações mais jovens, e operam em uma estrutura de governança e alocação de recursos públicos rigorosos.
Estas ambições só pode ser alcançado através do reforço e diversificação drivers de crescimento do país, e uma melhor adequação entre a oferta de formação eo mercado de trabalho. Senegal tem vantagens económicas claras. Mas a vitalidade dos sectores-chave da economia, necessariamente, exige o desenvolvimento de uma visão estratégica e de um quadro propício ao investimento privado favorável à transferência de tecnologias que gerar valor acrescentado.
Acções e iniciativas, assim, o governo tomou para responder a estes desafios. Cabe aqui saudar os esforços para reviver o diálogo público-privado e implementar uma série de reformas, entre os quais gostaria de mencionar: a implantação de dispositivo de diálogo público-privado em áreas com a criação de conselhos de Emergência Regiões (CER); integração no direito senegalês o status da empresa; a adopção e a operacionalização de uma política mix de energia para uma oferta diversificada e competitiva; Renovação e melhoria do ambiente institucional e jurídico da Parceria Público-Privada; política e padrão de recuperação da ferrovia; a operacionalização das zonas económicas; a adopção de um novo Código Tributário com uma lei de incentivo comum, a inclusão das Finanças islâmico, Leasing e isenção de equipamentos agrícolas; a reforma do Código Aduaneiro e iniciou o Código de Mineração; e, finalmente, o desenvolvimento de uma estratégia e um plano de comunicação concluído em reformas.
Como você pode ver, o diálogo entre nós e entre as nossas respectivas equipes é permanente. Com efeito, no âmbito das reuniões preparatórias para este importante exercício, os departamentos relevantes do Governo e do Banco Mundial tiveram amplas discussões sobre a implementação de projectos, o que permitiu destacar uma série de problemas Genéricos incluem: atrasos nos procedimentos para os contratos relacionados com a dupla avaliação da não objecção pelo DCMP e do Banco Mundial, apesar de esforços têm sido feitos pela sua instituição para atender aos limites dos contratos; as muitas reformas condicionalidades, os atrasos afectam negativamente o desembolso de projectos, tais como a não revisão do Código Florestal, a não aplicação do plano de desenvolvimento de varejo, a falta de um sistema de manutenção sustentável, a manutenção da rede de esgotos e drenagem, etc. ;
O elevado número de recursos ou desafios por candidatos para contratos públicos que afectam negativamente o prazo de entrega dos projectos, apesar da implementação pelos apelos de fiança ARMP; o problema de pagamento dos salários dos projectos pessoais que colocam cada vez mais aguda.
É com base neste exercício de identificar os principais gargalos e restrições na implementação de projectos e com foco em aquisições, gestão financeira e desembolso, um plano de acção exortando todas as partes estarão preparados para fazer recomendações destinadas a remover os obstáculos e encontrar soluções para os problemas identificados.
Recordo-ministros que supervisionam projectos, a necessidade de tomar decisões adequadas para remover os obstáculos que podem comprometer o desempenho ea eficiência da carteira do Banco Mundial.
Gostaria também de convidar os gestores de projecto a trabalhar mais para que nós estamos em uma taxa de desembolso melhor do que a de hoje.
Eu não posso concluir a minha declaração, sem pagar um tributo vibrante para a Sra Vera Songwe, Director de Operações do Banco Mundial para o Senegal, para o seu serviço bela e leal durante os quatro (4) anos no Senegal.
Eu gostaria de expressar nossa profunda gratidão para os resultados alcançados pela nossa cooperação e compromisso pessoal para manter a nossa parceria para um nível exemplar, graças ao seu campo mulher qualidade e negociação.
Receba graças especiais para todos os esforços que você constantemente feitas para aumentar o nível de intervenção do Banco Mundial no nosso país.
O povo do Senegal são sensíveis a esta marca solidariedade activa, uma vez que suas acções têm afectado todas as esferas da vida económica e social do nosso país.
Foi sob a sua direcção de grandes projetos foram iniciados e concluídos com êxito. Sem pretender ser exaustivo, incluem: a criação de centro de desenvolvimento de Casamance e um quadro harmonizado para o monitoramento e avaliação de políticas públicas e execução de contratos sistema institucionalizado no âmbito da administração senegalesa. Estes instrumentos são a chave para o sucesso de todas as iniciativas.
É com esta nota de reconhecimento pelo excelente trabalho no Senegal Eu gostaria de fechar minhas observações ao declarar aberta a sessão conjunta revisão da carteira de projectos e programas financiados pelo Banco Mundial no Senegal. "
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