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Joseph Pulitzer

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Senegal - Saber não ocupa lugar...

"... No momento, a carteira do Banco Mundial no Senegal compreende 16 projectos activos com um valor total de cerca de 1 150 690 000 dólares, 575.000 milhões FCFA que, em 30 de abril de 2015 foram desembolsados ​​até de 368.240 mil dólares (184 bilhões FCFA), representando uma taxa de desembolso de 32%.


Esta carteira de projectos está crescendo com novos compromissos financeiros de sua instituição, no montante de 500 mil milhões de FCFA em favor do Plano Emergent Senegal (PES) e em que um (1) ano após a realização do Grupo Consultivo, 27% foram realizados por meio de contratos de financiamento assinados com o Governo do Senegal. Este nível significativo de mobilização do financiamento para o Plano Emergent Senegal irá fortalecer a 46% com a assinatura iminente de quatro (4) novos acordos de financiamento de um montante de US $ 188 milhões, ou cerca de 94 bilhões de FCFA para implementação dos seguintes projectos: projecto OMVG interconexão eléctrica por um montante de US $ 45 milhões; Gestão de Projectos de Águas Pluviais e adaptação às alterações climáticas (Progep), com um custo total de US $ 35 milhões; Pastoralism Projecto de Apoio nos países do CILSS: US $ 38 milhões; Projecto Água e Saneamento em Áreas Urbanas (PEAMU): US $ 70 milhões.

Além disso, deve-se notar que esta carteira é complementada por uma série de estudos analíticos nas áreas de pobreza, o desenvolvimento rural, as alterações climáticas, a energia, o desenvolvimento do capital humano, mineração e «apoio sob a forma de fundos fiduciários para os departamentos técnicos, ou ONGs.

Financiamento e projectos são importantes, mas eles são mais quando eles são parte de uma estratégia, uma visão de metas e resultados tangíveis. É este o princípio que norteou o Banco Mundial para o desenvolvimento em 2013 de uma Estratégia de Parceria com o Brasil para Senegal durante o período 2013 - 2017. Esta estratégia, para além do sector da transversal da boa governação baseia-se dois pilares essenciais: acelerar o crescimento, o emprego dos jovens, criando uma margem de Orçamento e melhoria dos serviços em diferentes sectores como a saúde, energia, estradas, desenvolvimento , entre outros.

Além disso, cada um dos projectos em carteira é amarrado a um pilar e contribui para a realização dos objectivos a que se refere. (...)

A implementação destes projectos no âmbito da Estratégia de Parceria com o País e em linha com o PSE, foi acompanhada por esforços para manter e melhorar a estabilidade macro-econômica, colocar a economia numa trajectória crescimento sustentável.

Eu quero mostrar a taxa de crescimento do PIB que passou de 1,7% em 2011 para 4,5% em 2014, com uma projecção esperada de 5,4% em 2015. É o mesmo para redução do défice orçamental, o controle da inflação e gestão prudente da dívida pública, aumentando nossas receitas orçamentais que evoluíram a partir de 1.464.000 milhões de FCFA em 2012-1 673,000 milhões em 2014, permitindo e para melhorar a competitividade da nossa economia em 2014 de 2,2%.

No entanto, para ser inclusivo e sustentável, o crescimento deve ajudar a criar empregos, especialmente para as gerações mais jovens, e operam em uma estrutura de governança e alocação de recursos públicos rigorosos.

Estas ambições só pode ser alcançado através do reforço e diversificação drivers de crescimento do país, e uma melhor adequação entre a oferta de formação eo mercado de trabalho. Senegal tem vantagens económicas claras. Mas a vitalidade dos sectores-chave da economia, necessariamente, exige o desenvolvimento de uma visão estratégica e de um quadro propício ao investimento privado favorável à transferência de tecnologias que gerar valor acrescentado.

Acções e iniciativas, assim, o governo tomou para responder a estes desafios. Cabe aqui saudar os esforços para reviver o diálogo público-privado e implementar uma série de reformas, entre os quais gostaria de mencionar: a implantação de dispositivo de diálogo público-privado em áreas com a criação de conselhos de Emergência Regiões (CER); integração no direito senegalês o status da empresa; a adopção e a operacionalização de uma política mix de energia para uma oferta diversificada e competitiva; Renovação e melhoria do ambiente institucional e jurídico da Parceria Público-Privada; política e padrão de recuperação da ferrovia; a operacionalização das zonas económicas; a adopção de um novo Código Tributário com uma lei de incentivo comum, a inclusão das Finanças islâmico, Leasing e isenção de equipamentos agrícolas; a reforma do Código Aduaneiro e iniciou o Código de Mineração; e, finalmente, o desenvolvimento de uma estratégia e um plano de comunicação concluído em reformas.

Como você pode ver, o diálogo entre nós e entre as nossas respectivas equipes é permanente. Com efeito, no âmbito das reuniões preparatórias para este importante exercício, os departamentos relevantes do Governo e do Banco Mundial tiveram amplas discussões sobre a implementação de projectos, o que permitiu destacar uma série de problemas Genéricos incluem: atrasos nos procedimentos para os contratos relacionados com a dupla avaliação da não objecção pelo DCMP e do Banco Mundial, apesar de esforços têm sido feitos pela sua instituição para atender aos limites dos contratos; as muitas reformas condicionalidades, os atrasos afectam negativamente o desembolso de projectos, tais como a não revisão do Código Florestal, a não aplicação do plano de desenvolvimento de varejo, a falta de um sistema de manutenção sustentável, a manutenção da rede de esgotos e drenagem, etc. ;

O elevado número de recursos ou desafios por candidatos para contratos públicos que afectam negativamente o prazo de entrega dos projectos, apesar da implementação pelos apelos de fiança ARMP; o problema de pagamento dos salários dos projectos pessoais que colocam cada vez mais aguda.

É com base neste exercício de identificar os principais gargalos e restrições na implementação de projectos e com foco em aquisições, gestão financeira e desembolso, um plano de acção exortando todas as partes estarão preparados para fazer recomendações destinadas a remover os obstáculos e encontrar soluções para os problemas identificados.

Recordo-ministros que supervisionam projectos, a necessidade de tomar decisões adequadas para remover os obstáculos que podem comprometer o desempenho ea eficiência da carteira do Banco Mundial.

Gostaria também de convidar os gestores de projecto a trabalhar mais para que nós estamos em uma taxa de desembolso melhor do que a de hoje.

Eu não posso concluir a minha declaração, sem pagar um tributo vibrante para a Sra Vera Songwe, Director de Operações do Banco Mundial para o Senegal, para o seu serviço bela e leal durante os quatro (4) anos no Senegal.

Eu gostaria de expressar nossa profunda gratidão para os resultados alcançados pela nossa cooperação e compromisso pessoal para manter a nossa parceria para um nível exemplar, graças ao seu campo mulher qualidade e negociação.

Receba graças especiais para todos os esforços que você constantemente feitas para aumentar o nível de intervenção do Banco Mundial no nosso país.

O povo do Senegal são sensíveis a esta marca solidariedade activa, uma vez que suas acções têm afectado todas as esferas da vida económica e social do nosso país.

Foi sob a sua direcção de grandes projetos foram iniciados e concluídos com êxito. Sem pretender ser exaustivo, incluem: a criação de centro de desenvolvimento de Casamance e um quadro harmonizado para o monitoramento e avaliação de políticas públicas e execução de contratos sistema institucionalizado no âmbito da administração senegalesa. Estes instrumentos são a chave para o sucesso de todas as iniciativas.

É com esta nota de reconhecimento pelo excelente trabalho no Senegal Eu gostaria de fechar minhas observações ao declarar aberta a sessão conjunta revisão da carteira de projectos e programas financiados pelo Banco Mundial no Senegal. "
 
 

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