COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Operações de Paz da ONU


Secretário-Geral da e Estados Membros louvam o Relatório do Painel de Alto Nível.



Nações Unidas, Nova Iorque (12/10/2015)


Decorreu esta manhã (hora de Nova Iorque) uma sessão especial da Assembleia Geral das Nações Unidas para reflectir sobre o Relatório do Painel Independente de Alto Nível sobre as Operações de Paz das Nações Unidas, intitulado “Unindo as nossas Forças para a Paz - Políticas, Parcerias e as Pessoas”.

O Secretário-Geral das Nações Unidas dirigiu-se à Assembleia Geral da ONU:

“Agradeço ao Presidente da Assembleia Geral a possibilidade de nos podermos reunir para um debate especialmente oportuno sobre como melhorar e reforçar as Operações de Paz.

Nos últimos anos, todos nós temos tido uma crescente preocupação sobre a escalada de desafios que enfrentam as operações de paz da ONU - tanto as de manutenção como as missões políticas especiais.

Há precisamente um ano atrás, nomeei um painel de eminentes personalidades com a missão de avaliarem as nossas operações e sugerirem soluções que vão de encontro aos desafios.

O Presidente Ramos-Horta estava perfeitamente adequado para liderar este painel devido à sua larga experiência nacional e da ONU. A Sra. Ameerah Haq, que atuou como Vice-Presidente, tinha também uma vasta exposição nas realidades que as Nações Unidas enfrentam no terreno. Estou muito satisfeito que ambos estejam connosco aqui hoje.

O desafio era ambicioso e o tempo era escasso. Mesmo assim o Painel entregou um relatório que era sábio e corajoso, e que reflete os resultados das consultas com as diversas partes interessadas em todas as regiões do mundo.

Eu agradeço ao Painel pelo seu excelente trabalho em nome de todos aqueles que enfrentam estas ameaças em todo o mundo”.

O resultado do trabalho intensivo protagonizado por 17 membros do Painel liderado pelo Prémio Nobel da Paz, José Ramos-Horta, iniciado em Novembro de 2014, foi entregue ao Secretário-Geral da ONU a 15 de Junho de 2015.

O Relatório foi desde então sujeito a um intenso debate e recebeu vastos elogios dos Países Membros, Organizações Regionais, grupos de reflexão e ONGs.

O texto integral do Secretário-Geral pode ser visto neste link no website oficial RamosHorta.com:http://goo.gl/eum6Yp

Ramos-Horta tem estado em Nova Iorque desde finais de Setembro mantendo encontros com Países Membros e participando em inúmeros eventos paralelos. Viaja de volta a Timor-Leste ainda esta noite.

****

Comissão Independente sobre o Multilateralismo

Ramos-Horta é agora Co-Presidente da Comissão Independente sobre Multilateralismo (ICM) com outros quatro Co-Presidentes: Kevin Rudd, ex-Primeiro-Ministro Australiano e os Ministros dos Negócios Estrangeiros do Canadá, Gana e Noruega.

O ICM trabalha com um Comité de Embaixadores e um vasto número de especialistas em diferentes áreas do multilateralismo

O ICM deverá produzir um Relatório até ao final de 2016 sobre a Reforma da ONU, em particular o Conselho de Segurança da Nações Unidas.
 
 


 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário