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Joseph Pulitzer

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Tráfico de cocaína dos Andes para a Europa: lições para África

Em 2004, a Organização das Nações Unidas (ONU) soou o alarme quando ele descobriu que cerca de 50 toneladas de cocaína por ano, provenientes da região dos Andes na América do Sul foram pela África Ocidental em seu caminho para os mercados lucrativos da Europa. Os governos da África Ocidental e da comunidade internacional tinha sido pego cochilando. Este foi realmente alarmante: rotas do tráfico estavam no local, as redes criminosas envolvidas estavam firmemente entrincheirados, funcionários do governo haviam sido corrompido, e um impulso tráfico existia que os governos da África Ocidental não conseguia mais marcar ou reverter por conta própria.
Em 2007, a região tinha adquirido notoriedade como um hub de transbordo importante para a cocaína transportada da América do Sul para a Europa. Este foi ter um significativo impacto na segurança e governança de Estados frágeis da África Ocidental . Em resposta, centenas de milhões de dólares foram bombeados para a região por agências internacionais e governos em uma corrida para combater as ameaças em evolução.
As agências internacionais da ONU e outros, apoiados pela Comunidade Económica dos Estados Oeste Africano (ECOWAS), a Comissão Europeia e mais de quinze países doadores, os projetos financiados na África Ocidental para combater o crime organizado transnacional e tráfico de drogas. O que há para mostrar?
De acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas 2013, a África Ocidental "testemunhou o aumento do tráfico de cocaína nos últimos anos." Os milhões gastos em projetos para combater o crime organizado eo tráfico de drogas não parecem ter produzido os resultados esperados.
Novas estratégias e abordagens para combater o crime organizado transnacional e tráfico de drogas são necessárias se o seu impacto sem precedentes sobre a paz, segurança e desenvolvimento deve ser combatida com sucesso. Isto é mais fácil dizer do que fazer, tendo em conta a falta de dados confiáveis ​​e do fato de que toda a justiça e orçamento de alguns países da África Ocidental a segurança é menor do que o valor de atacado de uma única tonelada de cocaína na Europa.
No entanto, pelo menos uma tentativa séria de se adotar uma nova abordagem está sendo perseguido pela União Europeia (UE), com o seu programa plurianual rota da cocaína. Em vez de se concentrar apenas em países do Oeste Africano para conter o tráfico de drogas para a Europa, a UE desenvolveu uma abordagem holística novela, que incide sobre toda a rota da cocaína dos Andes, através da África Ocidental, para a Europa. Não faz sentido ter uma resposta integrada quando grandes organizações criminosas estão envolvidas em todas as fases, a partir de onde a coca é cultivada nos Andes, onde o pó da cocaína é vendido em casas noturnas e nas esquinas das ruas em Londres, Berlim e Barcelona?
Este cocaína rota atravessa pelo menos 36 países. A UE tomou o passo corajoso de lançar seu 30.000.000 € Programa rota da cocaína em 2009, com o objetivo de aumentar a capacidade de cooperação internacional entre a polícia e os serviços judiciais dos países e organizações regionais envolvidas. A característica única do programa rota da cocaína é, portanto, a sua abordagem de seguir o fluxo de cocaína da origem para o destino.
Em maio de 2013, uma grande conferência internacional da UE, co-organizado pelo ISS , teve lugar em Roma para avaliar o progresso, identificar as lições aprendidas e as prioridades futuras debate para o Programa rota da cocaína.
A primeira lição geral para os governos e agências doadoras que programas de design para combater as redes criminosas transnacionais é que novas abordagens são necessárias, porque os atuais não estão funcionando. O Programa rota da cocaína serve como um exemplo de um novo pensamento sobre a questão, embora o júri é ainda para fora sobre exatamente como ela é eficaz. Erros serão cometidos e curvas de aprendizagem terá de ser dominado, mas que é quase um pré-requisito para o eventual sucesso.
A segunda lição para governos e sociedade civil refere-se à importância da vontade política e determinação para combater eficazmente a corrupção, um fator destrutivo e minando a chave. Tornou-se claro na conferência que a eficácia das respostas para o crime organizado estava sendo minada pela corrupção. Em muitos países, a corrupção agora se estende aos mais altos níveis do governo e do setor privado, e permeia através todos os níveis das instituições do Estado e do tecido social. O resultado é a impunidade, especialmente para as elites.
Um alto-falante, que concentrou-se principalmente sobre as vulnerabilidades dos Estados do Caribe, observou que a corrupção causada pelo comércio da droga 'colocado uma nova dimensão sobre a extensão do problema e, se as tendências atuais continuarem, o futuro da efetiva aplicação da lei, um sem preconceitos administração do setor público, e até mesmo a integridade do sistema judiciário estará ameaçada. Este aviso pode igualmente aplicar-se aos estados em outros lugares, inclusive na África.Controle da corrupção deve ser a primeira prioridade da colaboração internacional. No México, os esforços para construir a capacidade de aplicação da lei estavam sendo subvertidas pela corrupção. "Se há algo pior do que uma polícia corrupta e mal equipada, é certamente uma polícia corrupta e bem equipado ... '
Esses sentimentos devem ser levados a sério pela África do Sul. O atual desintegração da capacidade de inteligência crime na África do Sul , juntamente com um serviço de polícia corrupção contaminado, é como maná do céu para organizações criminosas internacionais.
Uma terceira constatação interessante que emergiu da conferência foi a de que a natureza do crime transnacional organizado eo tráfico de drogas havia mudado, e, portanto, o seu impacto diferente do que tinha sido no passado. Este foi mais notável na maneira que o crime organizado eo tráfico de drogas foram dizimando as cPeter Gastrow, Consultor Senior Research, ISS e Conselheiro Sênior, a Iniciativa Global contra o Crime Organizado Transnacionalomunidades e cada vez mais se tornando um problema de governança, em vez de um mero crime, segurança ou problema de saúde.
Aqui reside uma lição crucial: em muitos países, principalmente os países em desenvolvimento e Estados frágeis, onde os recursos e vontade política estão em falta, poderosas redes criminosas transnacionais constituem uma ameaça directa para o próprio Estado.Isso não acontece por meio de confronto aberto, mas penetrando as instituições do Estado através de suborno e corrupção, subversão ou miná-los por dentro.
A conferência foi lembrado que, sem alternativas para a economia ilícita e do estabelecimento da capacidade do Estado para alcançar prestação de serviços básicos, a atividade criminosa seria continuar a ter legitimidade entre e uma atração para os cidadãos. A resposta a aplicação da lei deve ser acompanhado de uma estratégia de desenvolvimento se a mudança sistêmica e resiliência da comunidade para o comportamento criminoso é para ser visto. Infelizmente, quase nenhum debate centrou-se sobre a eficácia ou não da "guerra às drogas" abordagem, que continua a ser o centro das estratégias atuais para o tráfico de drogas balcão e suas conseqüências.
Os desafios são imensos. O pior que podemos fazer é ir para a evasão fiscal ou acreditam que "não há notícias sobre a criminalidade organizada é uma boa notícia". África do Sul é um dos países mais bem equipados da África para combater o crime organizado. Mas, mesmo aqui, a lista dos principais pessoas envolvidas no crime organizado e à corrupção inclui um ex-chefe da polícia nacional, a esposa de um ministro, e os principais políticos e líderes empresariais. Devemos não apenas sentir desconfortável sobre isso, que deve ser agitado em ação.
(Peter Gastrow, Consultor Senior Research, ISS e Conselheiro Sênior, a Iniciativa Global contra o Crime Organizado Transnacional)

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