COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Jardim Infantil "Gabriela Ferreira" em Mansoa

O Jardim Infantil "Gabriela Ferreira", inicialmente denominado de "Pririlampo", localizado em Mansoa, região de Oio (Guiné-Bissau), foi a primeira instituição ligada à educação de infância construída nesta localidade guineense, em 1997. 

 

(foto:F.C.)

O seu percurso não tem sido fácil e, apesar de ter usufruído de algum apoio financeiro durante os primeiros tempos de existência (subsídios aos educadores por parte de uma associação), a instabilidade política do país, mais concretamente a Guerra-Civil de 1998/99, fez com que esse apoio fosse suprimido, o que contribuiu para que o jardim se fosse degradando, aos poucos, até aos dias de hoje, por falta de apoios. Actualmente, os educadores que dão vida a este jardim dedicam-se com todas as forças que têm à sua profissão para poderem ensinar da melhor forma que sabem as cerca de 100 crianças entre os 3 e os 6 anos que o frequentam. 

(foto:F.C.)


Perante as enormes necessidades (tanto a nível material como de recursos humanos qualificados) a AlienTech resolveu dar uma ajudinha a este jardim, oferecendo algo que proporcionou uma melhoria na qualidade de ensino da instituição e que contribuiu colocar sorrisos nos rostos das crianças que o frequentam: uma impressora/fotocopiadora. Devido à escassez de material didáctico, os educadores eram "obrigados" a escrever e desenhar à mão os exercícios destinados à aprendizagem das crianças ou a deslocarem-se até à capital (Bissau) para poderem efectuar as cópias necessárias para todas as crianças, gastando tempo e dinheiro (demasiado escasso), já que não tinham possibilidade de comprar manuais de actividades para todas as crianças. Agora, mesmo possuindo poucos livros, podem tirar cópias para todas as crianças, poupando esforços desnecessários e optimizando o tempo.

(foto:F.C.)

Como voluntária deste jardim infantil, tive o privilégio de acompanhar o imenso e intenso trabalho desenvolvido pelos educadores e de presenciar o momento em que receberam a impressora. O sentimento foi de um enorme agradecimento à AlienTech que, quando contactada para apoiar esta causa, respondeu com grande prontidão e um enorme espírito de solidariedade. 

(foto:F.C.)



(foto:F.C.)


(foto:F.C.)


(foto:F.C.)


(foto:F.C.)


(Em nome da directora Sábado Djata e dos educadores (Paula e Francisco), um muitíssimo obrigada à ALIENTECH  - http://www.alientech.pt/ )

Djarama, Fara Caetano.


Sem comentários:

Enviar um comentário