Desde a Primeira Proteína de Regeneração do Esqueleto por Injeção no Mundo, a um Sistema Biogás para Resíduos Domésticos, dez Africanos estão a Inovar o Futuro do Continente
JOANESBURGO, África do Sul, April 10, 2014
A Fundação de Inovação Africana (AIF) (http://www.africaninnovation.org) anunciou os finalistas do prestigioso Prémio Inovação para África (IPA) 2014 (http://www.innovationprizeforafrica.org
Dez inovadores Africanos criaram soluções práticas para alguns dos problemas mais intratáveis do continente, desde um sistema biogás para resíduos domésticos a um wafer matriz para os medicamentos pediátricos antiretrovirais. Escolhidos entre quase 700 aplicações de 42 países, os finalistas para o IPA 2014 representam o potencial dos Africanos para resolver os desafios que são únicos neste continente.
Os vencedores do IPA 2014 serão anunciados numa cerimónia de entrega de prémios no dia 5 de Maio em Abuja, na Nigéria, onde o orador principal, o Distinto Ministro Ngozi Okonjo-Iweala, Ministro das Finanças da Nigéria vai destacar a importância da inovação para destrancar o potencial de África para um desenvolvimento sustentável e um crescimento económico. O vencedor vai receber 100 000 Dólares Americanos para a melhor inovação; este prémio é baseado na comercialização, originalidade, escabilidade, impacto social e um potencial de negócio evidente. Um segundo prémio de 25 000 Dólares Americanos vai ser atribuído para o melhor potencial comercial e outro prémio especial de 25 000 Dólares Americanos para a inovação com melhor impacto social. Antes da cerimónia de entrega dos prémios haverá uma mesa redonda onde vão participar especialistas em inovação, para discutir o tema “Um Caminho para Construir Capacidades Nacionais Industriais em África”.
” Enquanto líderes mundiais se reunem para o Fórum Económico Mundial em África 2014 para discutir as abordagens para crescimento inclusivo e criação de empregos, os inovadores do IPA 2014 demostram que a melhor maneira para obter um crescimento económico justo para todos os Africanos é investir na inovação local e empreendedorismo”, disse Jean-Claude Bastos de Morais, fundador da Fundação de Inovação Africana e do IPA.
Da África do Sul a Niger, os finalistas para o IPA 2014 são:
• Ashley Uys (África do Sul)
OculusID Rastreio de Deficiência
O aparelho OculusID Rastreio de Deficiência é desenhado para medir a reação da pupila às emissões de luz. A reação da pupila pode então ser comparada a uma marca de referência previamente determinada. Estas marcas de referência são aplicadas para medir abuso de substâncias, defeitos fisiológicos e até fatiga. Este aparelho é muito menos invasor do que os métodos já existentes.
• Daniel Gitau Thairu (Quénia)
Sistema Biogás para Resíduos Domésticos
O Sistema Biogás para Resíduos Domésticos é um género novo de digestivo biogás que utiliza qualquer tipo de material capaz de se decompor em vez de ter que se depender do estrume de animais para gerar gás. Água suja, restos de comida, cereais estragados, cascas de frutas e legumes são alguns dos materiais que podem ser utilizados. Isto faz com que o biogás possa ser usado mesmo em lares que não possam ter animais.
• Elise Rasel Cloete (África do Sul)
GMP Software para a Administração de Rastreabilidade CC
Esta software é programada para capturar, armazenar e encontrar dados sobre gado e permite que os dados possam ser capturados em tempo real. Os dados são então armazenados em etiquetas de orelha postas no gado e são copiados num servidor remoto.
• Joshua Okello (Quénia)
WinSenga
Esta inovação é um equipamento de diagnóstico pré-natal de baixo custo, baseado em telemóveis, que captura os sons dos batimentos cardíacos dos fetos e proporciona diagnósticos que são enviados à mãe por SMS. Os dados podem também ser transferidos para armazenamento na nuvem.
• Logou Minsob (Togo)
Foufoumix
Este é um aparelho desenhado para substituir o almofariz e pilão, usados para preparar o popular prato da África Ocidental, foufou. O “FOUFOUMIX” é um liquidificador elétrico pequeno que produz um foufou discreto, rápido e higiénico em 8 minutos, reduzindo consideravelmente o tempo necessário para preparar o prato, realçando também as condições de higiene durante a sua produção.
• Dr. Nicolaas Duneas (África do Sul)
Altis Osteogenic Bone Matrix (Altis OBM™).
O Altis OBM é o primeiro produto injetável de exerto ósseo contendo uma mistura complexa de vários compostos de crescimentos ósseos derivados de suínos (porcos). É usado para estimular o próprio sistema de regeneração dos tecidos numa maneira que leva à cura de uma fratura ou falta de osso, assim como acontece quando uma fratura se cura sem assistência.
• Maman Abdou Kane (Niger)
Tele irrigação hortícola
O sistema ” Tele irrigação hortícola” é um processo tecnológico que permite aos agricultores controlar remotamente o seu sistema de irrigação de horticultura através de um telemovél ou linha fixa independentemente da sua posição geográfica.
• Melesse Temesgen (Etiópia)
Aybar BBM
O Aybar BBM é um aparelho agrícola de baixo custo que pode ser usado por agricultores para arar os campos que estão normalmente cobertos de água e ajuda-os a drenar a água fácilmente. Este processo transforma terras ou campos que eram de outro modo indisponíveis em campos altamente produtivos.
• Sulaiman Bolarinde Famro (Nigéria)
Farmking Processador Multi-colheitas Móvel
Esta inovação usa forças centrífugas para processar mandioca, batata doce, soja, nozes, grãos e cereais. Ajuda a separar os tubérculos do líquido, partículas e impurezas/ elementos tóxicos. O exaustor é desenhado para substituir a tecnologia de fermentação bruta e de prensagem, que é muito vagarosa e desperdiçadora e oferece rendimentos e lucros limitados. O exaustor reduz um processo que leva normalmente 3 a 4 dias a ser realizado para um processo de 5 minutos oferecendo produtos mais rendáveis e de maior qualidade.
• Viness Pillay (África do Sul)
WaferMatTM
A WaferMatTM é uma formação pediátrica saborosa da terapia ARV na forma de um wafer que se disolve na boca em 3 segundos. O wafer faz com que o processo de dar o medicamento às crianças seja mais fácil e também faz com que a absorção seja mais eficiente.
A Fundação de Inovação Africana (AIF) acredita que as melhores soluções para os desafios com que os Africanos se deparam todos os dias podem e vão ser encontradas pelos próprios Africanos e inovação é a chave. O comité de seleção do IPA representa investidores de ações privados, fundadores de raíz, investidores de risco, empreendedores, catalisadores de inovação e líderes de desenvolvimento que estão à procura de ideías que façam África avançar. A chamada para as aplicações para o IPA 2015 serão anunciadas em Julho. Para mais informações sobre as categorias da competição, condições de entrada, e detalhes de submissão, visite por favor: http://www.innovationprizeforafrica.org
Sem comentários:
Enviar um comentário