Por unanimidade, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou, nesta quinta-feira (10), uma operação de paz com quase 12 mil membros para proteger civis e facilitar a assistência humanitária na República Centro-Africana (RCA), que passa por meses de deterioração civil e abusos de direitos humanos.
A Missão de Estabilização Multidimensional Integrada na RCA (MINUSCA), cujo mandato segue até 30 de abril de 2015, contará inicialmente com 10 mil militares, incluindo 240 observadores militares e 200 funcionários, 1.800 policiais e 20 agentes penitenciários.
Na semana passada, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, visitou o país com o objectivo de chamar a atenção internacional para a crise. Ele lembrou aos centro-africanos sobre as lições do genocídio na vizinha Ruanda, pedindo o fim da violência.
Desde dezembro de 2012, o confronto de teor religioso e, mais recentemente, segregacionista resultou no deslocamento interno de 650 mil civis e na fuga de outros 290 mil para países vizinhos, além de milhares de mortos.
De acordo com dados da ONU, cerca de metade do país – 2,2 milhões de pessoas – necessita assistência humanitária imediata.
(Fonte: onu)
(foto: ONU - momento da votação) |
Sem comentários:
Enviar um comentário