COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 6 de maio de 2015

CEDEAO: "Alcançar o desenvolvimento sustentável inclusivo"

A Comunidade Económica Oeste Africano Unidos (CEDEAO), visa alcançar o "desenvolvimento sustentável inclusivo '' para o benefício de seus países membros, após 40 anos de existência, argumentou terça-feira em Dakar, a sua Comissário para os Assuntos Sociais e Género, Fatoumata Dia Sow.


Nesta perspectiva, a CEDEAO confia conseguir "oportunidades melhores", após "uma visão clara com base em mais responsabilidade e humildade", ela disse por ocasião da cerimonia de celebração 40º aniversário da CEDEAO.

CEDEAO está empenhada em alcançar esse objectivo ", porque é hora de uma nova geração que irá ajudar a preservar os ganhos, herança de uma verdadeira integração, que atingiu o pico de não retorno ", disse Sow.

Para fazer isso, "todas as pessoas de boa vontade" são chamados de "estar mais envolvidos neste processo de integração regional", disse o Comissário para os Assuntos Sociais e Género da CEDEAO.

Esta organização de integração Oeste Africano tem 15 países membros, Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné Bissau.

Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa, Togo e na Libéria completar a lista dos Estados-Membros da CEDEAO cuja presidência é actualmente detida por Burkina Faso.

De acordo com Fatoumata Sow Dia, a celebração dos 40 anos da CEDEAO deve levar a organização a "introspecção rigorosa que iria avaliar o progresso", suas realizações, pontos fortes e fracos, mas também para aprender com seus fracassos.

"Isso vai ser feito sem a participação de todos", enfatizou, lembrando que o 40º aniversário da CEDEAO é o momento indicado para rever o caminho percorrido por esta organização.

Na opinião de Fatoumata Sow Dia, a CEDEAO agora se tornou "uma instituição estruturada e reestruturado '' com uma Comissão, Parlamento, de um Tribunal de Justiça e as agências especializadas," tudo sob o controlo do Conselho Conferência e Chefes de Estado e de Governo dos ministros.

Estes dois corpos se encontram regularmente para aprovar as decisões importantes que estão vivendo a organização.

A implementação de apenas um mercado comum, livre circulação de pessoas e bens, a adopção de uma Tarifa Externa Comum (TEC) e à harmonização de algumas regras aduaneiras comuns contadas pelas realizações da CEDEAO no domínio da integração sub-regional.

Além disso, ela ressaltou a necessidade de interiorizar o sentimento de pertença a uma mesma comunidade ligada por um desejo de viver juntos e se envolver em "grandes projectos a nível regional '', incluindo um sobre uma moeda única em todo 2020.

De lá, ela continuou, "tudo o que podemos enfrentar os grandes desafios" em áreas como saúde e educação para todos, o emprego dos jovens, a segurança alimentar, a auto-suficiência alimentar, acesso à água potável, o estabelecimento da paz, da segurança e do Estado de direito, entre outros.

"A CEDEAO Visão 2020 projecta uma região de paz e prosperidade, resultando em compromissos de desenvolvimento a longo prazo por toda a comunidade regional", disse Fatoumata Dia Sow.

As comemorações do 40º aniversário da CEDEAO estão em "Importância e desafios da integração regional na CEDEAO: o papel das partes interessadas." Este evento foi marcado por distinções concedidas aos dez indivíduos que investiram no sucesso da integração Africano.

Sem comentários:

Enviar um comentário