COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

A zona do franco, principalmente não muda nada!

A reunião de ministros das Finanças da Zona do Franco, realizada 02 de outubro em Paris é uma decepção para muitos "desenvolvedores".

 
É também por Idriss Deby, presidente do Chade, na celebração do 55º aniversário da independência do Chade, 11 de agosto, 2015, que já havia abordado o assunto tabu do franco CFA em palavras muito incisivas: "Ele estão agora a afirmar que  FCFA é garantido pelo Tesouro francês. Mas esse dinheiro, é Africano. É o nosso dinheiro para nós. Deve entrar na no fato de que a moeda é nossa para que possamos, com o tempo, tornar a moeda convertível e uma moeda que permite a estes países que ainda usam o CFA para se desenvolver. "

Mais uma vez, decidiu-se não mudar nada. O conservadorismo cauteloso dos Governos dos Estados membros ainda não foi vencido.

Lembre-se que a Zona do Franco é um espaço único para a solidariedade monetária, que inclui quinze Estados-Africano em três conjuntos separados, cada um com sua própria moeda: os oito Estados da África Ocidental (Benin, Burkina Faso, Costa -d'Ivoire, Guiné-Bissau, Mali, Níger, Senegal e Togo) membros da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA), os seis Estados Africano Central (Camarões, República Centro Africano, Congo , Gabão, Guiné Equatorial e Chade), pertencente à Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC) e, individualmente, Comores.

Cooperação monetária na região gira em torno de quatro princípios fundadores enunciados em 1939:
- A liberdade absoluta de transferências é assegurado, se as operações ou movimentos de capitais atual. Em troca, os países membros comprometem-se a aplicar a regulamentação cambial, se não idênticas, pelo menos, harmonizada com a da França.
- Conversibilidade das moedas nacionais é ilimitada com base em uma taxa de câmbio fixa com moeda de referência (anteriormente o franco francês, o euro hoje), mas ajustável. Esta garantia deve evitar qualquer crise de balanço de pagamentos.
- A garantia de as moedas do Tesouro francês emitidos por várias instituições emitentes é ilimitado.
- Finalmente, as reservas cambiais dos países membros estão centralizadas em 50% dos activos dos bancos centrais em conta corrente, chamadas operações de abertura conta com o Tesouro francês.

Essas reservas são remuneradas à taxa sobre a taxa de cedência de liquidez do Banco Central Europeu. Não há nenhuma condicionalidade para negociar: Desenhos das operações de conta são automáticas e ilimitadas a priori fixo. Mas, como parte de suas operações, os bancos centrais têm de observar duas normas destinadas a controlar a oferta de 1 CFA / suas responsabilidades à vista deve ter uma cobertura cambial, pelo menos, 20%; 2 / seus empréstimos a cada membro do governo são limitados a 20% da receita do ano anterior. Um processo de convergência política macroeconómica também foi adoptada para evitar o contágio ao conjunto da união de uma crise bancária ou uma crise da dívida soberana que provenientes de um Estado.

Lembramos que em Janeiro de 1994, os Estados-Membros decidiram ajustar a paridade do franco CFA em relação ao franco francês, através da realização de 50 a 100 francos CFA por franco francês. Desde então, periodicamente, alguns estão questionando o franco CFA-euro paridade. Mas sem alterar a economia geral do sistema. Mas a sobrevalorização do franco CFA, quando se demonstrar como é frequentemente o caso, é um imposto sobre as exportações e um bónus concedido às importações. Uma fonte de renda para os comerciantes importadores, deficiência para os empresários locais. As propostas de reforma não faltam, desde 1994, e espaço para melhorias existir com o anexo da moeda CFA a uma cesta de moedas, taxas de câmbio flexíveis moldadas e o alargamento a novos países (Nigéria, Gana, Guiné). Só falta a coragem como Idriss Deby denunciou: "As cláusulas econômicas entre África francófona ea França (...) levar a economia Africano para baixo. (...) Ele vai ter a coragem de dizer que chegou o momento de cortar uma corda que mantém fora da África. "

O comunicado de imprensa da reunião de 2 de Outubro intrigante: "Conscientes de sua responsabilidade diante do futuro que eles (os ministros das Finanças) reiteraram o seu compromisso de trabalhar para o desenvolvimento sustentável." Apesar de seus pontos fortes, a zona do franco, até agora habilitado ou modificar substancialmente o sistema de especializações primárias de seus membros, nem decisivamente intensificar o comércio regional. Empurrando ainda mais crítica, os críticos da Zona do Franco vê-lo a ferramenta de manutenção de uma relação de dependência que legitima as práticas que impedem qualquer possibilidade de acumulação endógena. Eles objeto que não pode ser tomada como um exemplo de solidariedade, mas em vez de "desvio de solidariedade" (K. Nubukpo, ex-ministro do Togo), o único serviço de elites do poder que reforçam o tipo de posições rentista, incluindo as importações e beneficiar seu exclusivo benefício das liberdades na transferência de capital.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário