COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Sétima reunião de diálogo político a nível ministerial UE- Cabo Verde

LUXEMBOURG, October 15, 2015 - A sétima reunião de diálogo político a nível ministerial entre a República de Cabo Verde (CV) ea União Europeia (UE), no âmbito da CV-UE Parceria Especial, foi realizado no Luxemburgo em 13 de Outubro de 2015, sob a co-presidência das Sua Excelência, o Sr. J. Tolentino, Ministro dos Negócios Estrangeiros da República de Cabo Verde, e Sua Excelência, o Sr. J. Asselborn, ministro dos Negócios Estrangeiros do Grão-Ducado do Luxemburgo, em nome de Sua Excelência, a Senhora F. Mogherini, Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança.


2. As Partes reiteraram o seu forte compromisso para um diálogo político reforçado e a cooperação dentro da sua Parceria Especial (SP) e focado discussões sobre formas de utilizar e desenvolver todo o potencial desta parceria em suas principais áreas de cooperação: promover o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável, promover o comércio, o investimento e a competitividade, a cooperar de forma mais eficaz em áreas de interesse comum, como a segurança ea estabilidade, migração, educação, ciência e tecnologia e energia.

3. As Partes reafirmaram o seu compromisso comum com os valores e princípios da democracia, governação e do Estado de Direito, respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais, a promoção do desenvolvimento económico e social sustentável, bem como a promoção da paz e da segurança internacionais.

4. Os Ministros discutiram a situação política e económica em Cabo Verde e na Europa. Cabo Verde foi elogiado por seus bons resultados em termos de desenvolvimento social e económico, como resultado de sua democracia estável, instituições sólidas, o respeito pelos direitos humanos e boa governação. Partes sublinharam a importância de políticas macroeconómicas estáveis ​​e para continuar os esforços que visam fortalecer a resiliência económica e promover o investimento ea competitividade.

Desenvolver o potencial da Parceria Especial

5. Os Ministros manifestaram a sua satisfação com o dinamismo contínuo das relações bilaterais UE-Cabo Verde e os progressos sobre a implementação da Parceria Especial em áreas como a segurança ea estabilidade, convergência técnica e normativa e ciência e tecnologia. Além disso, congratularam-se com o desenvolvimento de novas formas de cooperação na área de energia renovável.

6. As partes concordaram em continuar a desenvolver o diálogo político e reforçar a sua cooperação na base da Parceria Especial.

7. No que respeita ao reforço da cooperação em matéria de segurança e estabilidade, os Ministros saudaram a conclusão do Plano de Acção de Segurança que foi preparado pelas autoridades de Cabo Verde com a contribuição da União Europeia, incluindo vários Estados-Membros da União Europeia de Estabilidade e de Cabo Verde. A UE saúda a propriedade do Plano de Acção do Cabo Verde e toma nota da sua aprovação política. As partes acordaram em que este documento, que pode ser usado como uma base para a coordenação e priorização da cooperação entre Cabo Verde e a UE, representa um passo importante no processo de construção de uma parceria reforçada para Segurança e Estabilidade. A luta contra o branqueamento de capitais eo cibercrime, bem como a segurança marítima e aérea, as telecomunicações ea melhoria dos serviços de informação, protecção de infra-estruturas críticas e de segurança em geral e protecção civil foram identificados como áreas prioritárias de cooperação. A UE saudou também a abertura continuada de Cabo Verde a cooperar com os seus parceiros internacionais sobre estas questões.

8. As Partes saudaram os resultados alcançados na convergência técnica e normativa sobre a segurança alimentar, produtos farmacêuticos e de qualidade. Eles concordaram em explorar possibilidades de estender esse processo de convergência para outras áreas, como a energia e serviços financeiros. O objectivo é fortalecer os padrões de saúde e qualidade de Cabo Verde e para melhorar a competitividade e facilitar o acesso ao mercado.

9. Os Ministros reconheceram a importância de uma maior cooperação no ensino superior, ciência e tecnologia e manifestou a sua satisfação com o progresso alcançado durante a visita do Ministro do Ensino Superior e da Ciência de Cabo Verde a Bruxelas em Junho de 2015. Nessa ocasião, foi acordado com o Comissário Europeu para a Investigação, Inovação e Ciência para fortalecer a cooperação bilateral, através de treinamentos e iniciativas de sensibilização para fortalecer as universidades locais e as capacidades de centros de investigação. Neste contexto, os Ministros tomaram nota de que uma conferência e um treinamento de reforço de capacidades terá lugar em Novembro de 2015, em Praia de fornecer informações e treinamento para a comunidade de pesquisa, gestores públicos e empresários, a fim de facilitar a participação de Cabo Verde no programa Horizon 2020. apoio financeiro da UE para o escritório de coordenação para essas áreas também está sendo considerado.

10. Os contactos entre a UE e Cabo Verde, também foram reforçadas com vista a aumentar a mobilidade académica bilateral no âmbito dos programas emblemáticos da UE como o Erasmus e Marie Skłodowska +-Curie. A qualidade do ensino superior ea relevância dos programas de graduação, a formação profissional, as qualificações e a empregabilidade foram identificados como áreas de interesse comum para a cooperação futura.

11. A UE elogiou os progressos realizados no sector da energia em Cabo Verde e seu compromisso político para aumentar a utilização de energias renováveis. A Declaração Conjunta assinada em Setembro de 2014 pelo Cabo Verde, a União Europeia, Áustria, Luxemburgo, Portugal e Espanha é o documento abrangente para a cooperação entre os sectores de energia e um importante passo em frente. O objectivo desta cooperação reforçada é ajudar Cabo Verde para alcançar as metas definidas pela Energia Sustentável para Todos, como o aumento da percentagem de energias renováveis ​​no cabaz energético e conseguir um acesso efectivo confiável e de custo para a população de eletricidade e energia moderna serviços com ganhos significativos para a competitividade da economia de Cabo Verde. Para o efeito, a UE reiterou o seu compromisso de fornecer a assistência técnica necessária e experiência para Cabo Verde, nomeadamente sobre a melhoria do enquadramento jurídico da energia, a fim de ajudá-los a alcançar o ambicioso objectivo de fornecer 50% de energia renovável no mix de energia eléctrica até 2020.

12. Partes sublinharam a importância de um diálogo político sector que visem as reformas e promover a coordenação de governo e os doadores no sector da energia e congratulou-se com a realização de um primeiro diálogo sectorial em setembro 2015 durante a visita conjunta para Cabo Verde da Administração-Geral da Cooperação para o Desenvolvimento da Comissão Europeia e do Luxemburgo.

13. No que diz respeito à integração regional, os Ministros assinalaram a boa cooperação no contexto da região da Macaronésia, de que Cabo Verde faz parte, juntamente com as ilhas da UE da Madeira, Açores e Canárias. Através da sua participação no programa de cooperação transnacional MAC (Madeira, Açores e Canárias) no âmbito do Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional (FEDER), Cabo Verde tem a oportunidade de partilhar experiências enriquecedoras com regiões semelhantes em termos de vulnerabilidades e oportunidades. Sob o novo programa / FEDER MAC 2014-2020, num montante de 33 milhões de euros está disponível para esta cooperação.

Prosseguir a aplicação da Parceria para a Mobilidade


14. Os Ministros saudaram a entrada em vigor em 01 de dezembro de 2014 do acordo de facilitação de vistos UE-Cabo Verde e do Acordo de Readmissão, que são elementos-chave da Parceria para a Mobilidade. Tomaram nota da realização da primeira reunião das comissões mistas desses acordos sobre 05 de outubro, na cidade da Praia. Cabo Verde solicitou a assistência do lado da UE para concluir acordos de facilitação de vistos semelhantes com Estados europeus associados ao espaço Schengen e com os Estados-Membros da UE para que o Acordo não se aplica. Partes observou que a Parceria para a Mobilidade haviam seguido um bom ritmo de execução sem deixar de sublinhar a importância de definir novas prioridades para o futuro, a fim de manter o seu dinamismo e para reflectir os novos desafios que ambas as partes estão enfrentando.

15. Partes enfatizou a importância do centro comum na cidade da Praia (Praia CCV) e congratulou-se com o facto de este projecto promovido pela Portugal, Luxemburgo e Bélgica agora também representa outros 11 Estados-Membros Schengen - Áustria, República Checa, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Eslovénia, Eslováquia e Suécia - bem como a Noruega. O CCV Praia, que celebrou recentemente o seu quinto aniversário, representa uma das iniciativas emblemáticas da Parceria para a Mobilidade e contribui para melhorar de forma concreta a mobilidade dos cidadãos Cabo-verdianos para a UE de forma transparente e regulado. A UE incentiva o desenvolvimento continuado do CCV Praia e congratula-se com a vontade de Cabo Verde para intensificar a cooperação em matéria de migração e da mobilidade nos próximos anos.

16. Partes salientou ainda a importância de uma abordagem regional para a migração e reiteraram o seu compromisso no sentido de promover o diálogo e aprofundar a cooperação no âmbito da Estratégia Conjunta África-UE e do Diálogo Euro-Africano sobre Migração e Desenvolvimento (Processo de Rabat).

17. A UE salientou que a parceria para a mobilidade com Cabo Verde constitui um bom exemplo de cooperação bilateral em matéria de migração e agradeceu o empenhamento activo de Cabo Verde na preparação do e contribuição para a Cimeira de La Valetta sobre Migração.

Promoção do desenvolvimento sustentável

18. A UE reafirmou a sua determinação em continuar a apoiar o crescimento de Cabo Verde e da Estratégia de Redução da Pobreza Livro III.

19. O montante indicativo de 55 M € atribuídos a Cabo Verde para o período 2014-2020 demonstra a importância que a UE atribui à sua relação com Cabo Verde, sublinhada pela Parceria Especial. Complementaridade com outros fundos da UE serão procurados, como o programa regional, linhas temáticas e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

20. Os objectivos estratégicos da UE estão a ajudar Cabo Verde em: erradicar a pobreza, promover o crescimento sustentável e inclusivo, a melhoria da coesão social e diminuição do desemprego, consolidar e melhorar a governação democrática e económica, abordando os desafios do país decorrentes da vulnerabilidade, fomentando o comércio bilateral e auxiliar Cabo Verde no reforço da sua competitividade, aumentar a segurança nacional e regional e reforçar a Parceria Especial com a União Europeia.

Promoção do Comércio, Investimento e à Competitividade


21. Em relação ao comércio, as partes reconheceram a importância da participação de Cabo Verde no Regime de Preferências Generalizadas Plus (SPG +) e comprometida com a boa cooperação e diálogo para assegurar a conformidade com os compromissos assumidos no âmbito do SPG + vinculativo. Ambos os lados esperam que o Acordo de Parceria Económica entre a UE e África Ocidental possa entrar em vigor em breve, uma vez que irá permitir uma expansão dos fluxos de comércio bilateral, reduzir as barreiras comerciais, simplificar os procedimentos aduaneiros e melhorar a cooperação relacionada com o comércio. Cabo Verde reiterou o seu forte interesse em continuar a beneficiar de um regime preferencial de comércio, a fim de garantir a continuidade das suas exportações, principalmente de peixes e produtos da pesca.

22. Partes sublinharam a importância de facilitar e promover o investimento, nomeadamente o investimento estrangeiro, para o crescimento económico ea criação de emprego. Eles concordaram em desenvolverem iniciativas conjuntas reforço dos contactos entre as comunidades de negócios com vista a promover o comércio bilateral, investimento e inovação. Neste contexto, congratulou-se Partes da "missão para o crescimento" bem sucedida da UE a Cabo Verde em Novembro de 2014 e salientou a importância de um melhor ambiente de negócios e bom diálogo com os investidores.

23. Partes saudaram a entrada em vigor do novo protocolo (2014-2018) do Acordo de Parceria no domínio da pesca UE-Cabo Verde, que já foi aprovada pelo Parlamento Europeu em 8 de Setembro de 2015. A UE felicitou Cabo Verde pelos seus esforços para combater a a pesca ilegal e insustentável e reafirmou a sua disponibilidade para cooperar e apoiar o desenvolvimento do sector das pescas em Cabo Verde, em especial no domínio da capacitação institucional.

Cooperação em política externa em questões regionais e internacionais

24. Os Ministros trocaram opiniões sobre a agenda regional e internacional e concordaram em continuar o diálogo e a cooperação sobre questões regionais e internacionais, nomeadamente na promoção da segurança marítima no Golfo da Guiné, no contexto dos esforços regionais na aplicação do Código regional de Yaoundé de Conduta, e abordar a criminalidade organizada transnacional e insegurança marítima na região.

25. Em Guiné-Bissau, as partes sublinharam a importância que todas as forças e instituições democráticas continuam a trabalhar em conjunto para criar as condições necessárias para o país a prosseguir o seu processo de reconstrução e reforma pacífica e produtiva para o benefício de todos os cidadãos. Parceiros internacionais devem continuar acompanhando e apoiando o país a alcançar e assegurar a sua estabilidade e para a consolidação da democracia e do Estado de direito.

Próxima Reunião

26. As partes concordaram que a próxima reunião terá lugar na cidade da Praia, possivelmente no segundo semestre de 2016.



Sem comentários:

Enviar um comentário