COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 20 de maio de 2015

13 anos de independência: Timor condecora a rádio "TSF"

Ainda no inicio da legalização das rádios privadas de FM em Portugal.

"TSF" foi a emissora de rádio que mais e melhor cobriu os acontecimentos em Timor Leste, quando a invasão da Indonésia com toda a sua lista de crimes hediondos perpetrados contra o povo timorense, absolutamente indefeso.

Também acompanhou todo o processo de Independência de Timor Leste.


A TSF recebeu a Medalha da Ordem de Timor-Leste. Sob o lema "Contextualizar o passado para reafirmar a identidade nacional", a cerimónia oficial das comemorações realizou-se em Maliana.

Timor-Leste é hoje um país diferente, onde se conciliam as cicatrizes do passado com uma forte aposta no futuro, e a cidade de Díli é a principal montra destes novos tempos.

No entanto foi em Maliana, no distrito de Bobonaro, que se comemorou o 13º aniversário da independência de Timor.

O presidente da República timorense, Taur Matan Ruak aproveitou a cerimónia para condecorar várias organizações e cidadãos estrangeiros pelo seu contributo e apoio à luta de autodeterminação de Timor-Leste.



Com o grau principal da Ordem de Timor-Leste, o Colar, foram condecorados os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), o ex-autarca João Soares, o intelectual Noam Chomsky (ausente) e, a título póstumo, o padre anglicano Walter Lini, que foi o primeiro-ministro fundador do Vanuatu.


Um total de 27 pessoas e organizações foram condecorados com o segundo grau, a Medalha, entre as quais a ex-primeira-dama timorense Kirsty Sword Gusmão (que esteve ausente), o bispo Manuel da Silva Martins (também ausente) e a TSF, representada na cerimónia por Manuel Acácio.

Taur Matan Ruak colocou a condecoração um a um, dando depois abraços a todos, mais demorados no caso de pessoas como Luísa Teotónio Pereira, os jornalistas Adelino Gomes e Manuel Acácio e o deputado João Soares.

Entre os condecorados, que não estiveram todos presentes, contam-se ainda vários activistas australianos.

São ainda reconhecidas, entre outras, as organizações Asia Pacific Conference on East Timor/Initiatives por International Dialogue (APCET/IDD) (Filipinas), a portuguesa A paz é possível em Timor-leste (APPTL), o East Timor Alert Network (ETAN) do Canadá, o East Timor Ireland Solidarity Campaign (ETISC) e a Plataforma Internacional dde Juristas para Timor-LEste (PIJTTL).

Com a insígnia foram condecorados os jornalistas José Vegar e Peter Cronau e ainda Stephen John Langford e William Bennett Bartlett.

* Manuel Acácio, em Timor, ouviu os agradecimentos do Presidente timorense e a garantia de que o povo não esquece o papel da TSF na divulgação da luta pela autodeterminação

* As cerimónias decorreram em Maliana. Manuel Acácio conta que demorou mais de 4 horas para fazer um percurso de cerca de 150 km

* Manuel Acácio esteve em Timor pela primeira vez em 1999. Neste regresso diz que encontrou o mesmo povo afável, que já não mostra medo

Sem comentários:

Enviar um comentário