COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Crime e terrorismo na mira de ações do Unodc na África Ocidental

O Escritório das ONU sobre Drogas e Crime, Unodc, pretende reforçar as capacidades para prevenir o extremismo violento e abordar ameaças dos grupos terroristas nos próximos anos através do seu Programa Sahel.

A iniciativa prevê proteger crianças vítimas do terrorismo e implementar políticas de não-radicalização em prisões. Em 2015, a agência atingiu 5,7 mil beneficiários com suas iniciativas na África Ocidental e Central.


Respostas
Perante um ambiente considerado propicio ao tráfico ilícito, crime organizado, corrupção e branqueamento de capitais, o programa visa encontrar respostas a estes desafios.
A ideia é “reduzir a insegurança, a injustiça e a impunidade promovendo o desenvolvimento sustentável” na região.
Em nota, a agência destaca resultados gerados em 186 actividades implementadas na região no ano passado, no âmbito da estratégia contra o crime e terrorismo no Sahel.

Cooperação
As intervenções do Escritório da ONU iniciaram em 2014 com foco na prevenção do terrorismo, no combate à corrupção e na gestão das fronteiras. O projecto actuou também para melhorar sistemas judiciais dos países da região e das entidades ligadas à ordem pública.
Em novembro, chefes de Estado do Sahel adoptaram uma plataforma de cooperação de segurança graças a perícia legal do Unodc.
A iniciativa ajudou o Chade a criar uma célula de Coordenação Antiterrorista que reúne polícias e magistrados judiciais.

Resultados
O Unodc facilitou ainda a troca de informações entre as autoridades da Burquina Fasso, do Mali, Níger e Senegal, através da sua Plataforma de Cooperação Judicial. Houve 14 casos de extradição e 86 solicitações de apoio entre os países do Sahel.
Os resultados do projecto destacam a primeira condenação de um caso de branqueamento de capitais no Níger. A em maio passado.
Situações idênticas tiveram lugar em Burquina Faso onde duas leis anti-corrupção foram adoptadas. De abril a novembro, 41 casos ligados ao tráfico de drogas foram iniciados em Mali graças à acção conjunta do Departamento de Manutenção de Paz da ONU e o Unodc.



Sem comentários:

Enviar um comentário