COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Rádio Universidade de Coimbra (RUC) assinala o 30.º aniversário da rádio escola, “um espaço de liberdade e de diversidade cultural”

Antigos sócios da Rádio Universidade de Coimbra (RUC) radicados em Macau vão fazer uma festa para assinalar o 30.º aniversário da rádio escola, “um espaço de liberdade e de diversidade cultural”.


Esta é a segunda iniciativa do género, depois de, no ano passado, ex-colaboradores da emissora terem organizado a “RUCSTOCK”, uma ideia promovida pelo advogado Rui Simões, em colaboração com o jornalista da Teledifusão de Macau (TDM) José Carlos Matias.

“Temos várias pessoas que passaram pela RUC e que por coincidência se encontram em Macau. A principal razão é o convívio, a música e o reencontro, e depois queremos passar uma mensagem de incentivo à rádio escola, que é um espaço de experimentação e de liberdade”, disse à agência Lusa José Carlos Matias.

Em Macau, a festa “30 anos sempre no ar”, de celebração dos 30 anos da RUC, está marcada para noite de 27 de fevereiro, sábado, na LMA – Live Music Association.

Para o antigo animador e jornalista da RUC, entre 1995 e 2002, “há uma dose de irreverência e de explorar novas formas de comunicar em rádio” na RUC.

“O facto de não estar dependente da receita publicitária e das audiências abre espaço a esse caldo cultural” na rádio “100% associativa” que integra a secção cultural da Associação Académica de Coimbra, acrescentou.

José Carlos Matias observou ainda que a RUC é a única rádio “verdadeiramente local, com todos os conteúdos produzidos ali, o que faz com que seja uma rádio da cidade”.

A Rádio Universidade de Coimbra (RUC) vai assinalar os seus “30 anos em todo o lado”, durante este ano, anunciou a estação no início deste mês.

As comemorações, que integram diversos concertos, debates, um prémio de jornalismo, uma emissão especial de exterior e a edição de um livro, entre outras iniciativas, foram iniciadas a 06 de fevereiro, com a apresentação oficial da banda The Parkinsons.

Com estes e outros eventos, a rádio da AAC quer assinalar “o papel desta instituição como única rádio local de Coimbra, única rádio escola da Península Ibérica e uma das últimas rádios verdadeiramente livres”.

Sob o lema “Há 30 anos em todo o lado”, as comemorações serão alargadas a toda a cidade de Coimbra, “em conjunto com as secções culturais, as companhias de teatro, as salas de espectáculo, os promotores de concertos e as restantes entidades que, de uma forma ou de outra, ajudam a promover e dinamizar a cultura na cidade”, sublinha a RUC.
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário