COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Cooperação espanhola apoia o lançamento da Agência Regional de Agricultura e Alimentação da CEDEAO

Espanha é, juntamente com os Estados Unidos, o primeiro parceiro financeiro da Agência Regional para a Agricultura e Alimentação.

Apesar do elevado potencial agrícola, pecuária e pesca da África Ocidental, a segurança alimentar continua a ser um problema sério na região e especialmente na região do Sahel. O Sahel acumulou uma longa história de crises alimentares recorrentes, com mais de 17 milhões de pessoas que sofrem de insegurança alimentar e mais de 1 milhão de crianças com desnutrição aguda grave.

 
(foto: web)


Tendo em conta que a maioria dos países do Sahel têm taxas de desnutrição aguda em torno de 15%, a implementação de políticas e estratégias de mecanismos de solidariedade supranacionais e regionais são indispensáveis para pôr fim a essa situação.
Neste sentido, a CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados Oeste Africano) tem sido particularmente activa e dinâmica, e tem sido capaz de lançar ambiciosos programas regionais para acelerar a realização dos objectivos de desenvolvimento rural e segurança alimentar e nutricional entre eles, uma iniciativa ("Fome Zero na África Ocidental"), destinada a colocar a agenda de construção de resiliência ao mais alto nível, bem como o estabelecimento de uma reserva de comida regional. Agora, a CEDEAO adotou a ferramenta necessária para garantir a execução técnica destes planos e programas regionais de investimento agrícola: a nova Agência Regional para a Agricultura e Alimentação (ARAA), inaugurado oficialmente em 27 de setembro de 2013 em Lomé ( Togo), que hospeda a sua cidade sede.
Cooperação Espanhola, através da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), sob o quarto plano da Cooperação Espanhola (2013-2016), mantém um firme compromisso com a África Ocidental, os processos de integração regional como desenvolvimento motor, a luta contra a fome e os mecanismos de resiliência reforço. CEDEAO, tornou-se parceiro prioritário, e, Cooperação Espanhola já tradicional, de modo AECID dará apoio ao araA e política agrícola regional através de vários instrumentos: primeiro, com uma contribuição de 5.000.000 € para fortalecer a estrutura ARAA é implementar o programa regional de sistemas de protecção social, em segundo lugar, em coordenação com um grande projeto da Comissão Europeia em apoio das reservas de alimentos na África Ocidental e, finalmente, com um projeto de 3 milhões de euros com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura ea Alimentação (FAO), que presta assistência a países do Oeste Africano para a formulação e implementação de políticas agrícolas.
A Espanha é, juntamente com os Estados Unidos (USAID), o primeiro ARAA parceiro financeiro. Como prova deste apoio, AECID Lome participou do lançamento do araA, que acompanhá-lo em sua missão para ajudar a melhorar a segurança alimentar e nutricional de mais de 300 milhões de pessoas.


Sem comentários:

Enviar um comentário