O VALOR DE UM CHORO
(Porque Xanana Gusmão, chorou na Guiné-Bissau)
QUEM TEM ERECÇÕES DE MIJO PRETENSAMENTE REVOLUCIONÁRIAS E AGRESSIVAS,
NADA TEM DE VALOR A NÃO SER O SEU VEDETISMO PESSOAL QUE NEM SEQUER
AFLORA O PROTAGONISMO.
A ESTE TIPO DE PERSONALIDADE INDIVIDUALISTA, E-LHE DIFÍCIL COMPREENDER OUTROS COMPORTAMENTOS, PORQUE SÓ VISA APROVEITÁ-LOS PARA SUA EXIBIÇÃO PESSOAL E ESQUECE QUE AO CONTRÁRIO DELE, HÁ QUEM VEJA MAIS PARA ALÉM DO SEU PRÓPRIO UMBIGO.
CHORAR É UM REFLEXO PRÓPRIO DO INDIVIDUO, SÓ QUEM NÃO ANDOU POR MONTANHAS DE UMA PEQUENA ILHA LUTANDO CONTRA UM INIMIGO INVASOR FORTEMENTE ARMADO, E/OU ANDOU A LUTAR NAS BOLANHAS DA GUINÉ EM QUE A SUA SOBREVIVÊNCIA ESTAVA FORA DAS FRONTEIRAS, CONTRA UM INIMIGO TENÁS E ESPALHADO POR TODO O TERRITÓRIO, É QUE PODE RIDICULARIZAR UM EX-COMBATENTE REVOLUCIONÁRIO QUE SE MANTEVE COERENTE ATÉ AOS DIAS DE HOJE.
OU SEJA: A TÁCITA DE DESTRUIR, AMESQUINHAR VALORES E PRINCÍPIOS, QUE PODIAM AJUDAR O POVO DA GBISSAU A TER ÂNIMO E REFERÊNCIAS ( à falta de outras) PARA A SUA RESISTÊNCIA AOS GOLPISTAS.
NA PRÁCTICA RIDICULARIZAR XANANA, É SERVIR OS INTERESSES DOS DITADORES DE MOMENTO NA GBISSAU.
CRITICAR R.HORTA NÃO COMPREENDENDO OS MECANISMOS DA DIPLOMACIA DE QUE ELE FOI ENCARREGUE PELA ONU, É COLOCAR PEDRAS NO CAMINHO DA POSSIBILIDADE DE QUE POSSA SER EXERCIDA UMA MELHOR ACÇÃO POLITICA INTERNACIONAL.
QUEM ASSIM PROCEDE NO FUNDO, LÁ MUITO NO FUNDO, ASPIRA A SER UM CONDUTOR OU LÍDER DE QUALQUER COISA, PARA O QUAL ESTÁ INCAPACITADO PELA SUA IDONEIDADE POLITICA, E DESPROVIDO DE TEORIA E CONHECIMENTO DA LUTA POLITICA.
(C. Filipe, Out.2013)
Sem comentários:
Enviar um comentário