COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Funcionários da Televisão da Guiné-Bissau iniciam greve de três dias

Os funcionários da Televisão da Guiné-Bissau (TGB) iniciaram nesta quarta - feira uma greve de três dias para reclamarem o pagamento de subsídios em atraso, melhorias de condições e esclarecimento do quadro jurídico enquanto empresa da única estação de televisão do país. 



Em declarações à agência Lusa, Zaim Pereira de Jesus, porta-voz da comissão da greve, disse que durante três dias a TGB terá no ar apenas "o serviço mínimo", ou seja, 15 minutos do telejornal, mas exclusivamente com notícias internacionais. 
A greve visa exigir do Governo um esclarecimento sobre se a TGB é ou não uma empresa pública, a revisão da grelha salarial, que não acontece há mais de 20 anos, o pagamento de três meses do chamado complemento salarial (mais nove meses do mesmo subsidio referente ao ano 2007) e ainda a melhoria das condições laborais. 
De acordo com Zaim de Jesus, o Governo não respondeu ao caderno reivindicativo apresentado pelos trabalhadores há mais de dois meses. 
"Só depois da iminência da greve é que fomos chamados para as conversações. Houve um primeiro encontro, mas inconclusivo, na passada segunda-feira", observou o porta-voz da comissão negocial. 
Contactado pela Lusa, Humberto Monteiro, director-geral da Comunicação Social, disse que as duas partes, Governo e o sindicato, voltam a encontrar-se para a resolução dos problemas invocados pelos trabalhadores da TGB. 
O responsável adiantou que o encontro será presidido pelo ministro da presidência do Conselho de ministros e porta-voz do Governo de transição, Fernando Vaz. 
 Também para quinta-feira está previsto o início da greve dos funcionários da Radiodifusão Nacional (RDN), que deverá durar quatro dias úteis, para, entre outros, exigir o pagamento imediato de dois meses de subsídios e cumprimento de um acordo assinado com o Governo em 2010. 
O acordo prevê a efectivação dos funcionários estagiários, contratados na RDN e melhoria de condições laborais. 
 Bacar Tcherno Dolé, presidente do comité sindical, adiantou que com a greve na estação pública as emissões da RDP, RTP e RFI ficarão afectadas, já que o centro emissor de Nhacra, onde se encontram os emissores destas antenas internacionais, será desligado. 
Por outro lado, Costa Mbunda, presidente do Fórum dos órgãos de comunicação social públicos da Guiné-Bissau - que engloba a RDN, a TGB, o Jornal Nô Pintcha e a Agência Noticiosa da Guiné-Bissau - disse que todos estes órgãos serão encerrados a partir de quinta-feira e até terça-feira. 
Em causa, sublinhou Mbunda, está o "incumprimento do Governo" do acordo alcançado com o Fórum em 2010, ao abrigo do qual seriam pagos todos os salários em atraso, tornados efectivos os funcionários estagiários, bem como melhoradas as condições de trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário