COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Timor-Leste está disposto a ajudar Guiné-Bissau em suas eleições

O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação disse que, após consultas com a CPLP, seu país vai analisar a demanda para a realização do pleito. No início de outubro, o primeiro-ministro Xanana Gusmão visitou o país africano.




De acordo com o ministro timorense dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, José Luís Guterres, o Timor-Leste se colocou à disposição para auxiliar a Guiné-Bissau na realização das eleições.
"Em relação à matéria de questões políticas, obviamente serão decididas a nível de CPLP. Mas há muito interesse da parte de Timor-Leste em saber da situação que se viu na Guiné-Bissau", afirmou.
Segundo ele, a ajuda será dada após consultas com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que está a acompanhar a situação guineense desde o golpe de Estado de 12 de abril de 2012.

Durante sua passagem por Nova York, Guterres ainda falou sobre a cooperação entre os dois países. "Timor-Leste, por causa da solidariedade fraternal que nós temos, sente a obrigação de fazer algo pelo povo da Guiné-Bissau. Abrimos na Guiné-Bissau a nossa agência de cooperação e o objectivo é dar apoio à população, apoio de emergência assim como incentivar a produção agrícola", detalhou.
No começo de outubro, o primeiro-ministro do Timor-Leste, Xanana Gusmão, visitou a Guiné-Bissau como parte da cooperação entre os dois países. Além disso, a missão da ONU em Bissau é liderada pelo ex-presidente timorense e Prêmio Nobel da Paz, José Ramos Horta.

As eleições
As eleições presidenciais e legislativas guineenses estão marcadas para 24 de novembro, mas autoridades do país indicam que questões técnicas podem atrasar a realização do pleito.
De acordo com o Escritório da ONU em Bissau, cálculos iniciais sugerem que o processo a culminar com a votação poderia custar até US$ 20 milhões, a serem financiados pela comunidade internacional.



Sem comentários:

Enviar um comentário