COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Um deserto ético


Ao ler figuras politicas de destaque candidatas a lideranças partidárias e em consequência directa ou indirectamente à governação do país, ou ainda o que é escrito sobre as mesmas, fico com sérias dificuldades em compreender onde está o politico/dirigente/líder e o comerciante das riquezas da Gbissau.
Como é possível a actividade daqueles na área supostamente económica se sobreponha à actividade politica de consciencialização, mobilização social da população c/ procura e proposta de projectos que possam levar o país para um Estado estruturado, para que então sim, possa negociar interesses estratégicos nacionais com terceiros ??
Sobre que premissas para a defesa dos interesses do povo guineense estão a ser salvaguardados nos “contratos/promessas” com estrangeiros, por parte de “governantes virtuais” ??
Até que ponto estará o país hipotecado, quando conseguir uma estabilidade governativa democrática ??
"A esfera dos interesses que domina o país favorece o avanço de um deserto ético". Karel Kosic na sua Dialéctica da Moral alertava para o risco da esfera dos interesses ser dominante nas sociedades e para os riscos que todos corríam. É nisso que agora estamos. A esfera dos interesses devorou a esfera do ético. A resistência ética é essencial ao equilíbrio social.
(C.F., 10/2013)

Sem comentários:

Enviar um comentário