COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

HRW denuncia repressão "violenta" de protesto em Marrocos

A intervenção policial foi uma surpresa, pois não houve aviso prévio. Alguns dos que estavam na vanguarda dos manifestantes sentaram no chão, enquanto outros correram para o centro de Inezgane, mas agressões policiais continuaram de forma indiscriminada e violenta.


Human Rights Watch (HRW) informou hoje que as autoridades marroquinas dispersaram "violentamente" várias manifestações de professores em várias cidades do país, causando dezenas de feridos.
Em comunicado, a HRW criticou a polícia marroquina que atacou e bateu em professores temporários que participaram de protestos último 07 de janeiro em seis cidades, Casablanca, Marrakech, Inezgan, Tânger, Fez e Oujda.

Os professores organizaram essas manifestações para protestar contra a adopção de dois decretos que reduzem seus salários e limitar as garantias que lhes permitam obter um emprego uma vez que o período de treinamento é longo.
"Bater e atirando pedras contra os manifestantes pacíficos são meios que saem do âmbito legal da dispersão de uma manifestação pacífica.
As autoridades marroquinas devem garantir que a polícia não recorrer à violência contra os manifestantes fútil e responsabilizar aqueles que usá-lo "lamentou Eric Goldstein, vice-director da HRW Oriente Médio e Norte da África.

HRW coletados em seus testemunhos declaração de participantes nos protestos foram feridos, ele mostrou as fotos e vídeos sobre como usar paus e pedras por policiais à paisana e uniforme, e deplorou o uso "excessivo" de violência contra os manifestantes, particularmente em sul da cidade de Inezgan.

A organização observou que, embora as normas internacionais autorizar "dispersar manifestações que obstruem o tráfego ou a ordem (...), a polícia deve usar o mínimo de força para alcançar um objectivo legítimo".

HRW recolhidos figuras do Direitos Humanos Associação Marroquina (AMDH), que relataram que uma acção policial deixou pelo menos 168 feridos, centenas deles em Inezgan.

O Ministério do Interior marroquino então minimizado o número de feridos e disse que os protestos foram organizados sem permissão e que sua proibição foi comunicada aos organizadores.




Sem comentários:

Enviar um comentário