COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

UNESCO e RFI promovem História Geral da África

A directora-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, Irina Bokova assinou esta segunda-feira um acordo de parceria com a CEO do grupo France Médias Monde, Marie-Christine Saragosse.


O conjunto agrupa os media franceses Rádio França Internacional, RFI, France 24 e Monte Carlo Doualiya. O objetivo é promover a coleção de livros da agência História Geral da África.

Memórias do Continente
Pelo acordo, o programa semanal da RFI "Memórias de um Continente", transmistido aos domingos, vai enfocar na obra com vista a ultrapassar o preconceito que ainda afeta a história africana.
A partir de 7 de fevereiro, 52 edições do programa serão dedicadas à História Geral da África.
As emissões serão organizadas cronológicamente e apresentadas pelo historiador congolês Elikia M'Bokolo, presidente da comissão científica para o uso pedagógico da obra.

Sem Esteriótipos
Lançado em 1964 pela Unesco, o projeto História Geral da África foi criado para produzir uma história do continente livre dos esteriótipos nascidos com a escravidão e o colonialismo.
Desde então, o projeto teve a contribuição de cerca de 350 especialistas, incluindo historiadores, linguistas e antropólogos.

Oportunidade Excecional
Até o momento, oito volumes foram publicados e um nono está em produção. A segunda fase do projeto, iniciada em 2009, trata do desenvolvimento de um material didático para escolas primárias e secundárias em África.
Para a chefe da Unesco, Irina Bokova, "o projeto História Geral da África é uma das maiores realizações" da agência e ajudou a "mudar visões relacionadas ao passado do continente".
A representante destacou que a parceria assinada com uma rádio internacional como a RFI fornece uma "oportunidade excecional para aumentar a consciencialização sobre o programa".


(Irina Bokova. Foto: ONU)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário