COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sábado, 23 de janeiro de 2016

Portugal: Alunos e professores de "escolas solidárias" melhoraram a vida de 60 mil pessoas

Mais de 19 mil alunos e professores investiram, no ano lectivo passado, um milhão de horas a desenvolver projectos de solidariedade que melhoraram a vida de 60 mil pessoas, no âmbito do projecto Escolas Solidárias Fundação EDP.


O projecto nasceu há seis anos com o nome 'Energia com vida', no Grande Porto, promovido por "uns visionários de uma pequena empresa do Porto que foram pedir apoio à EDP Gás", contou hoje à agência Lusa a porta-voz da iniciativa e Directora de Inovação Social da Fundação EDP, Margarida Pinto Correia.

Tendo observado "uma boa prática que já tinha uma avaliação de impacto testada e era muito eficaz", a Fundação EDP decidiu tornar o projecto nacional no ano lectivo 2014/2015, com o nome Escolas Solidárias.

Nesse ano, 314 escolas inscreveram-se no programa, que envolveu 18.400 alunos, 738 professores e 798 instituições sociais.

Nos primeiros cinco anos do projecto, foram apoiados mais de 730 projectos, desenvolvidos por mais de 30 mil alunos de 430 escolas, que investiram mais de dois milhões de horas a melhorar as condições de vida de 128 mil pessoas das suas comunidades.

O Escolas Solidárias é um movimento de cidadania activa que incentiva alunos, do segundo ciclo ao ensino secundário a envolverem-se activamente na resolução das questões sociais que afectam a sua comunidade.

"O que queremos é que e os alunos aprendam a diagnosticar a comunidade, saiam para a rua, percebem o que está mal, qual o vazio por preencher, o que não está a funcionar e que voltem para a escola com dados e consigam construir um projecto", disse a porta-voz da iniciativa.

A intenção é estimular os jovens a observar o que se passa à sua volta e perceberem onde podem fazer a diferença.

"A abrangência dos projectos é total, eles podem fazer o que entenderem que é mais útil e isto revelou o ano passado um número de 361 projectos de 314 escolas", salientou.

Contou que no passado ano lectivo houve escolas em que os alunos se mobilizaram para ajudar um colega e outras que se organizaram para apoiar uma escola em Timor-Leste e duas escolas na ilha do Fogo, em Cabo Verde.

Houve ainda dois projectos em que os alunos se mobilizaram para promover a empregabilidade dos pais, trazendo as empresas da região à escola e fazendo 'workshop', e conseguiram criar postos de emprego.

As escolas podem submeter os seus projectos para avaliação até ao fim de abril. Qualquer escola pode inscrever-se mesmo sem projecto.

"Inscreve-se para começar a ser ajudada a construir um projecto", disse Margarida Pinto Correia, adiantando que projectos serão avaliados por um júri em maio e a 02 de junho serão anunciados os projectos seleccionados.

Criado para responder aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o programa pretende contribuir para erradicar a pobreza e a fome e promover a sustentabilidade económica.

"Garantir mais educação, melhor saúde", "cuidar das comunidades mais vulneráveis, "promover a inclusão de todo o ser humano", "fomentar a sustentabilidade ambiental" e "apoiar o desenvolvimento humano noutras regiões do mundo" são outros desafios a que o projecto quer dar resposta.

Sem comentários:

Enviar um comentário