COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

domingo, 31 de janeiro de 2016

Contos infantis lusofonos em prova

Os autores de contos infantis podem apresentar, até 31 de Maio, os seus trabalhos inéditos para disputar mais uma edição do Concurso Lusófono da Trofa - Conto Infantil - Prémio Matilde Rosa Araújo.


O concurso, que apenas inclui os contos em língua portuguesa, é organizado pela Câmara Municipal da Trofa, com o apoio do Instituto da Cooperação e da Língua, com o objectivo de defender e consolidar a língua portuguesa, como expressão universal da cultura e motivar a produção literária.
 
O concurso literário internacional, que aposta também na promoção e salvaguarda da literatura infanto-juvenil e da cultura lusófona, estende-se a todos os países de língua oficial portuguesa, nomeadamente, Angola, Guiné Bissau, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
As obras devem ser enviadas, sob pseudónimo, até 31 de Maio. A cerimónia de entrega dos prémios é realizada em Novembro de 2016. Em Angola, os interessados podem fazer a entrega das suas candidaturas no Centro Cultural Português, em Luanda. A competição tem em disputa o Prémio Matilde Rosa Araújo, no valor de 2.000 euros, o Lusofonia, no valor de 750 euros, ambos para o melhor conto, e o Ilustração, no valor de 1.250 euros.
 
Os ilustradores podem concorrer com dois trabalhos subordinados, obrigatoriamente, a um excerto, à sua escolha, de uma das obras de Matilde Rosa Araújo e o vencedor do prémio de melhor ilustração fica encarregue de desenhar o conto vencedor.

O júri desta edição do concurso vai valorizar nas obras concorrentes a criatividade e inovação, a qualidade literária, a organização, a coerência e coesão do texto e a obediência às características do género em questão.

O concurso, cujos vencedores são revelados no mês de Novembro, é considerado uma referência internacional na área da literatura e da criação e expressão literária em português, tendo publicado inúmeras obras hoje bastante conhecidas do público infanto-juvenil dos países de língua portuguesa.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário