COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sábado, 23 de janeiro de 2016

Rabat encontra-se em pânico histérico

Após ter obtido a anulação do acordo agrícola concluído entre Marrocos e a União Europeia, Gilles Devers, o advogado da Frente Polisário, está particularmente empenhado em conseguir o mesmo resultado com um acordo similar relativo à actividade de pesca.


Os lobistas de Rabat temem que o advogado do povo saharaui consiga influenciar a União Europeia a modificar os termos do acordo de pesca, que é tema de discussões em Bruxelas. O cancelamento do acordo sobre a agricultura tem causado o colapso das exportações marroquinas. Uma situação que nem os marroquinos nem os seus amigos do lobby francês previam. 

É conhecido que o denominado Estatuto Avançado e os acordos de cooperação económica assinados entre Marrocos e a União Europeia, em detrimento do direito internacional e os direitos legítimos do povo do Sahara Ocidental, foram obtidos graças ao apoio da França nos corredores das instituições europeias.

As actividades de lobbying do eurodeputado Gilles Pargneaux a favor de Marrocos no contencioso do Sahara Ocidental não são uma exceção. O apoio oficial da França a Marrocos foi relatado pela Embaixada dos EUA em Paris, em documentos revelados pelo Wikileaks em 2011.

Num telegrama enviado no início de 2010, na sequência de uma reunião entre Kathleen H. Allegrone, Adida-Conselheira para os assuntos económicos na embaixada dos EUA, e dois altos funcionários do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês — Cyrille Rogeau e Marie Buscail — o Embaixador dos Estados Unidos em Paris evocava o ativismo da França em favor do plano de autonomia proposto pelo Marrocos e inspirado por Paris como solução para o conflito do Sahara Ocidental.

O diplomata americano descrevia as relações da França com Marrocos como "excelentes". Facto que não escapou ao famoso apresentador de TV francesa, Eric Zemmour. "Há uma grande intimidade entre a classe política francesa, da direita à esquerda, e as elites e os líderes dos três países do Magrebe, em particular com a Tunísia e Marrocos. Tem-se a impressão de que o Rei de Marrocos "compra" toda a classe política e os media franceses ... ao recebê-los no Mamounia [o mais luxuoso hotel de Marrocos]! "afirmou na sua página no Facebook. Não podia estar mais certo, porque de facto o segredo das boas relações entre os franceses e Marrocos encontra-se entre as paredes dos quartos do hotel La Mamounia. Lá, onde toda a elite francesa passou para saborear o gosto de noites regadas em "boa companhia".

Sem comentários:

Enviar um comentário