COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Elogio à UA por combater Boko Haram

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou no último sábado (31) a decisão da União Africana (UA) em unir forças para conter o avanço das “campanhas assassinas” promovidas pelo Boko Haram.




Ban enfatizou a importância da colaboração do continente africano com as Nações Unidas, declarando que “vidas dependem da diplomacia preventiva e da manutenção da paz”.

O chefe da ONU esteve em Adis Abeba, capital da Etiópia, neste final de semana para participar da Conferência da União Africana, reunião entre 54 nações africanas para discutir os desafios a serem enfrentados, como a crescente ameaça do Boko Haram.

No fechamento da Cúpula, os líderes africanos se comprometeram a agir conjuntamente contra o grupo terrorista, que recentemente atacou aldeias em Camarões, dando sinais de que o grupo está expandido suas operações além de suas fronteiras.

Ban declarou que o plano da UA consiste na criação de uma Força Tarefa Conjunta Multinacional, que deve ser coerente com as políticas de direitos humanos da ONU. “A campanha assassina travada pelo Boko Haram exige uma acção mais forte e coordenada de todos nós”, disse.

“Os esforços regionais e internacionais devem se concentrar em proteger as comunidades do norte da Nigéria e além de suas fronteiras. Mais de um milhão de pessoas foram deslocadas internamente. É preciso agir para que os refugiados possam voltar para suas casas”, acrescentou o secretário-geral, reiterando o seu apelo à libertação imediata das pessoas que foram raptadas, especialmente as meninas de Chibok.

O chefe da ONU declarou ainda que a colaboração em paz e segurança é essencial para a parceria entre a ONU e a UA, tendo em vista que mais de 80% das forças de paz da ONU operam no continente africano.


(Ban Ki-moon durante a Conferência da União Africana em Adis Abeba, na Etiópia)



Sem comentários:

Enviar um comentário