COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Guiné-Conakri, 50 feridos em tumultos no norte

Cerca de 50 pessoas ficaram feridas em tumultos na cidade de Labé, na Guiné-Conakri no norte, quando as pessoas que protestavam contra um shake-up no serviço público e entraram em confronto com as forças de segurança, disse o governo na quarta-feira.


Labé é um reduto da oposição ao presidente Alpha Condé, que chegou ao poder em 2010, como primeiro líder democraticamente eleito do país, depois de décadas em que o país foi governado por figuras autoritárias.

Cerca de 24 membros das forças de segurança e 25 civis ficaram feridos nos distúrbios que começaram na segunda-feira e vândalos públicos danificaram propriedade privada, porta-voz do governo Damantang Albert Camara disse em um comunicado.

Os motins foram aparentemente desencadeados por uma medida do governo para mudar funcionários públicos entrincheirados em Labé para locais em outras partes do país.

"O Governo acredita que a violência, que incluiu a destruição de propriedade privada e pública em Labe, estava fora de proporção com as exigências estabelecidas dos manifestantes".

Jovens queimaram pneus e a polícia enviou reforços para restaurar a calma, disseram testemunhas e uma fonte policial que não quis ser identificado.

Guiné é o maior exportador mundial de bauxita, a matéria-prima utilizada na produção de alumínio, e tem ricas jazidas de ouro. Ele é um dos três países da África Ocidental que lutam para acabar com um surto de Ebola, que já matou mais de 8.500 pessoas.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário