O Fundo da Nações Unidas para a Infância (UNICEF) entrega hoje ao Ministério da Saúde da Guiné-Bissau um lote de 160 mil doses de vacinas contra o Sarampo, anunciou a instituição em comunicado.
Faz ainda parte da entrega um conjunto de equipamento destinado a reforçar e ampliar a cadeia de frio para conservação de vacinas no interior do país.
O UNICEF pretende "melhorar a eficiência e a qualidade dos sistemas de vacinação de rotina, tendo em vista também a introdução de três novas vacinas nos próximos tempos, para as quais os técnicos nacionais estão a ser capacitados".
O Ministério da Saúde da Guiné-Bissau anunciou em março que tinha registado 11 casos de crianças infetadas com Sarampo em três regiões diferentes.
O Fundo da Nações Unidas para a Infância espera que as vacinas ajudem a prevenir o Sarampo e contribuam assim para a redução da mortalidade infantil estimada nos últimos anos.
De acordo com os inquéritos à saúde realizados em 2014 com participação do UNICEF, estima-se que a mortalidade das crianças menores de cinco anos tenha baixado de 116 por mil em 2010 para 89 por mil - uma redução de cerca de 20% nos últimos cinco anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário