COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Governo timorense cria Parque Nacional Kay Rala Xanana Gusmão

Rui Araújo, primeiro-ministro timorense, anunciou hoje que o parque vai ser formalmente estabelecido no sábado, numa cerimónia que marca o 25.º aniversário da entrevista do jornalista Robert Domm, que deu a conhecer Xanana Gusmão ao mundo.


"Comemoramos com este parque nacional o contributo de Xanana Gusmão como comandante em chefe das Falintil, assinalando a primeira vez que foi entrevistado por um jornalista estrangeiro, o australiano Robert Domm", disse hoje aos jornalistas.

Uma comissão mista vai agora garantir a gestão do parque, envolvendo elementos da administração municipal e antigos comandantes e veteranos da zona, centrando-se em actividades de conservação da floresta, protecção do ambiente e turismo histórico.

"Será um parque protegido, idêntico ao parque Konis Santana", disse, referindo-se ao parque criado na zona de Tutuala, na ponta leste do país.

O parque está na zona do Monte Cablaque, suco de Leolima, no município de Ainaro, a zona onde foi feita a entrevista de 1990.

Detalhes das circunstâncias em que decorreu a entrevista a Robert Domm estão publicados no livro de 1997 "Inside de East Timor Resistance", da autoria de Matthew Jardine e de Constâncio Pinto, então um dos jovens diplomatas timorenses, hoje ministro do Comércio e Industria.

O livro recorda que Domm viajou para Díli, onde entrou como turista, acompanhado de Domingos Sarmento, da organização estudantil Renetil e, depois, foi acompanhado por elementos da resistência e das Falintil ao acampamento de Xanana, a mais de uma hora a pé de Ainaro.

O acampamento, recorda o livro, foi estabelecido apenas para a entrevista e Xanana Gusmão esteve sempre acompanhado, nas zonas próximas, por cerca de 50 guerrilheiros timorenses.

A acompanhar Domm, que partiu de Timor-Leste no dia seguinte à entrevista, estiveram vários guerrilheiros da região Haksolok/Fronteira.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário