A estrada que liga Catio, região de Tombali, a Bula, região de Quinara, com 58 quilómetros de extensão, encontra-se num elevado estado de degradação, quase intransitável.
As más condições do percurso devem-se às fortes chuvas que
ainda se verificam a sul da Guiné-Bissau, uma vez que o caminho consiste
numa via de terra batida, como sempre foi desde a Independência.
Este Domingo, 29 de Setembro, a reportagem da PNN esteve no Sector de Empada, uma das localidades também sem infraestruturas rodoviárias, a poucos quilómetros de Catio, onde encontrou muitos veículos de passageiros e viaturas de transporte público superlotados, com destino à cidade na região de Tombali.
Devido às más condições da via, que estão reforçadas com fragmentos de madeira e paus para permitir a circulação, algumas das viaturas não conseguem efectuar o percurso, acabando por sofrer danos durante a viagem e obrigando os passageiros a pernoitarem no local.
Este Domingo, 29 de Setembro, a reportagem da PNN esteve no Sector de Empada, uma das localidades também sem infraestruturas rodoviárias, a poucos quilómetros de Catio, onde encontrou muitos veículos de passageiros e viaturas de transporte público superlotados, com destino à cidade na região de Tombali.
Devido às más condições da via, que estão reforçadas com fragmentos de madeira e paus para permitir a circulação, algumas das viaturas não conseguem efectuar o percurso, acabando por sofrer danos durante a viagem e obrigando os passageiros a pernoitarem no local.
Um alto responsável da Polícia de Trânsito (PT), colocado nesta zona
país, explicou à PNN as situações que os passageiros enfrentam na
referida estrada, onde é necessário quase todo o dia para se chegar ao
destino.
«Veja como as pessoas estão amontoadas em cima das viaturas. Isto não devia acontecer mas temos falta de condições e muitas vezes não podemos intervir, por força da realidade», disse o agente da PT, que mostrou à PNN um tractor de uma empresa chinesa, utilizado para puxar os veículos que não conseguem atravessar a estrada cortada pelas correntes de água, sendo os condutores obrigados a pagar 15 mil F.cfa pelo socorro.
Noutra localidade, o agente da PT identificou uma longa curva de estrada, que fica muito escorregadio quando chove, o que pode provocar acidentes de viação.
Outra preocupação do oficial da PT está ligada ao transporte de contentores de madeiras por parte das empresas chinesas que operam nesta zona, que em muitos casos contribuem para danificar mais o piso.
Desde há alguns anos as obras de construção da estada que liga Buba a Catio têm sido objecto de muitas promessas, mas ainda não se verificou nenhuma atitude.
«Veja como as pessoas estão amontoadas em cima das viaturas. Isto não devia acontecer mas temos falta de condições e muitas vezes não podemos intervir, por força da realidade», disse o agente da PT, que mostrou à PNN um tractor de uma empresa chinesa, utilizado para puxar os veículos que não conseguem atravessar a estrada cortada pelas correntes de água, sendo os condutores obrigados a pagar 15 mil F.cfa pelo socorro.
Noutra localidade, o agente da PT identificou uma longa curva de estrada, que fica muito escorregadio quando chove, o que pode provocar acidentes de viação.
Outra preocupação do oficial da PT está ligada ao transporte de contentores de madeiras por parte das empresas chinesas que operam nesta zona, que em muitos casos contribuem para danificar mais o piso.
Desde há alguns anos as obras de construção da estada que liga Buba a Catio têm sido objecto de muitas promessas, mas ainda não se verificou nenhuma atitude.
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