COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Desafios futuros na promoção da livre circulação na África Ocidental

GENEBRA, Suíça, 10 de julho de 2015 - OIM e o Centro Internacional de Desenvolvimento das Políticas Migratórias (ICMPD) lançaram uma nova publicação sobre políticas atuais, práticas e tendências na migração nos 15 Comunidade Económica de West Africano Unidos (CEDEAO) Estados-Membros.

A publicação, que foi encomendado pela CEDEAO e pela Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação (SDC), é o primeiro estudo abrangente sobre políticas de migração na África Ocidental, aprovada pela Comissão da CEDEAO e servirá como um documento de referência sobre a situação da migração e da política relacionada quadro em toda a região.

"Quarenta anos após a fundação da CEDEAO, que era hora de fazer um balanço dos progressos realizados e os desafios futuros na promoção da livre circulação na África Ocidental", diz Stéphane Rostiaux, Regional de Ligação da OIM e Política Officer para a África Ocidental e Central.

A publicação vem em um momento quando, na África Ocidental, a maioria das pessoas se deslocar dentro da região. Esta migração Sul-Sul é sete vezes maior do que os fluxos migratórios de países do Oeste Africano para outras partes do mundo. Costa do Marfim, Gana e Nigéria tornaram-se importantes países de destino, que acolhem um grande número de trabalhadores migrantes.

"Estes desenvolvimentos, os efeitos positivos da migração para todos os envolvidos, e os fluxos migratórios dirigida para outros países do Sul são muitas vezes esquecidos na mídia. África Ocidental tende a atrair a atenção da mídia enganosa enfocando os fluxos migratórios (muitas vezes trágica) para a Europa ", acrescenta Rostiaux.

Migração regional desempenha um papel crucial na promoção do desenvolvimento e redução da pobreza. Também contribui para o processo de integração regional na África Ocidental e fortalece a CEDEAO, que foi criada em 1975.

O bloco regional cobre 5,1 milhões de quilômetros quadrados e é composto por 15 Estados-Membros (Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo).

A publicação 'A Pesquisa sobre Políticas de Migração na África Ocidental "está disponível em Inglês e Francês. Partes do estudo também estão disponíveis em Português.


(Fonte: Gabinete Internacional das Migrações (OIM))
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário