COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 14 de julho de 2015

Donativo de Palmela (Portugal) para desalojados do vulcão do Fogo chega à ilha

Citado pela agência Inforpress, um funcionário da câmara municipal de São Filipe, principal cidade da ilha e com a qual existe um acordo de geminação com Palmela, os dois contentores foram descarregados no Porto da Cidade da Praia há quatro meses, onde permaneceram mais de 120 dias por razões burocráticas.


O donativo, que incluía uma parte destinada à população deslocada de Chã das Caldeiras, na sequência da erupção vulcânica registada na ilha entre novembro de 2014 e fevereiro deste ano, chegou em março e só há alguns dias é que seguiu para o porto de Vale dos Cavaleiros, que serve a ilha do Fogo.

Segundo o funcionário da Câmara Municipal de São Filipe encarregado da recepção do donativo, os dois contentores chegaram à cidade com "sinais de arrombamento " e com muitas embalagens abertas.

Uma parte do donativo para as vítimas de erupção vulcânica, sobretudo bens alimentares, terá agora como destino o lixo, uma vez que o prazo de validade expirou entretanto.

O donativo, que contempla vestuários, géneros alimentícios, materiais escolares e de saúde, foi depositado na Casa das Bandeiras, em São Filipe, e será distribuído por várias instituições locais.

A 12 de fevereiro último, o Observatório Vulcanológico da Universidade de Cabo Verde (OV/Uni-CV) considerou que, após 77 dias, a erupção vulcânica no Fogo terminara quatro dias antes, quando se registaram as últimas emissões de gases e de lava.

A erupção vulcânica, uma das três registadas no interior da caldeira nos últimos 63 anos - 1951 e 1995 -, destruiu Portela e Bangaeira, os dois povoados de Chã das Caldeiras, planalto que serve de base aos vários cones vulcânicos do Fogo, obrigando à evacuação dos cerca de 1.500 habitantes locais.

A lava destruiu também um pequeno casal no Ilhéu de Losna, uma extensa área de cultivo e infraestruturas económicas, sociais e turísticas locais, prejuízos estimados pelo Governo cabo-verdiano em cerca de 45 milhões de euros.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário