COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 14 de julho de 2015

XXV Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa em Cabo Verde

O XXV encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) irá decorrer de 15 a 17 de julho na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), na cidade da Praia.O fórum desenrolar-se-á sob o lema "Novos desafios para o ensino superior após os objectivos do Desenvolvimento do Milénio", anunciou uma nota da Uni-CV.


Da agenda dos trabalhos constam diversos aspectos relacionados com os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), designadamente políticas e estratégias de cooperação para o desenvolvimento nos países de língua portuguesa e perspectivas para o pós-ODM.

Entre outros temas agendados figuram a questão da difusão e do desenvolvimento da língua e literatura portuguesas, a plataforma continental marítima, a presença do mar na cultura expressa em português e os novos desafios das universidades membros da AULP.

O primeiro dia do encontro será dedicado a uma reunião do Conselho de Administração da AULP, enquanto os dias seguintes serão destinados a conferências e sessões paralelas de apresentações temáticas.

No último dia do encontro acontecerão excursões aos centros históricos da cidade da Praia e da Cidade Velha, tendo sido esta último declarada, desde de 2009, pela Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura (UNESCO), Património Mundial da Humanidade.

A AULP, integrada por mais de 140 membros de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Macau, é uma Organização Não-Governamental (ONG) Internacional que promove a cooperação e troca de informações entre universidades e institutos superiores.

Fundada no dia 26 de Novembro de 1986, a AULP promove a colaboração multilateral entre universidades dos países de expressão portuguesa e multiplica esforços no sentido de consolidar laços e encorajar acções conjuntas entre os seus membros, para que se opere o reconhecimento da importância e da força desta comunidade de pessoas que falam a língua portuguesa e, sobretudo, que fazem a investigação em estudos superiores.

A reunião na cidade da Praia estarão presentes o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, do ministro cabo-verdiano do Ensino Superior, Ciência e Inovação, António Correia e Silva, o secretário para os Assuntos Sociais e Cultura do Governo da Região Administrativa Especial de Macau, Alexis Tam, e o reitor da Universidade de Macau, Wei Zhao.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário