COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Comissão parlamentar aprovou hoje acordo que permite a pesca da UE na Guiné-Bissau 3 anos

Bruxelas, 15 jul - A Comissão das Pescas do Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje o protocolo de pesca entre a União Europeia (UE) e a Guiné-Bissau permitirá que os navios da UE, especialmente em Espanha, Portugal, Itália, Grécia e França, voltando a pescar nas águas desse país por três anos.


Em troca das licenças de pesca, da UE à Guiné-Bissau pagará uma contribuição de 9,2 milhões de euros anuais, dos quais 6,2 milhões, abrangendo o acesso aos recursos haliêuticos do país e 3 milhões serão alocados o desenvolvimento do sector das pescas na Guiné-Bissau.

Suporte para o sector visa reforçar a vigilância e controlo e promover a cooperação científica, melhorando a exames de saúde e fornecer suporte para a pesca de pequena escala, o EP disse em um comunicado.

As possibilidades de pesca concedidas a frotas da UE são 3.700 arqueação bruta (TAB) para arrastões congeladores de camarão e 3500 TAB para a pesca de peixes e cefalópodes, bem como 28 atuneiros cercadores congeladores e 12 cana-de-atum .

Nesta ocasião, além da aprovação do protocolo em si, foi votado e aprovado por maioria uma resolução não legislativa, que contém uma série de recomendações e sugestões que complementam e reforçam o mesmo bom desenvolvimento.

Para isso, a resolução afirma que os resultados em termos de cooperação têm sido muito limitados até agora com protocolos anteriores e solicita à Comissão Europeia a tomar medidas para corrigi-los.

A persistência da pesca ilegal também é recordado e problemas de saúde não regulamentados e deficits em direitos humanos ou a igualdade de género, ou a falta de certas informações científicas.

Da mesma forma, as reivindicações que têm de melhorar aspectos como a utilização dos fundos, controlo e vigilância da pesca ou da quantidade e fiabilidade das informações relativas às capturas e do estado dos recursos haliêuticos.

O protocolo foi negociado e rubricado em fevereiro de 2012, mas sua aprovação foi suspensa pelo Conselho da UE após o golpe militar que teve lugar na Guiné-Bissau em 12 de Abril de 2012.

Após a restauração da ordem constitucional em outubro do ano passado, o Conselho adoptou uma decisão relativa à assinatura e aplicação provisória do protocolo.




Sem comentários:

Enviar um comentário